Procura por crédito imobiliário via IPCA bate recorde na Caixa
“Nós já tivemos, em 45 dias, a demanda que nós esperávamos para um ano no crédito por IPCA. "
O mercado reagiu a nova linha de financiamento imobiliário com saldo corrigido pela inflação. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, ressaltou a procura pelo indexador via IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
“Nós já tivemos, em 45 dias, a demanda que nós esperávamos para um ano no crédito por IPCA. R$ 10 bilhões de demandas aprovadas, já em crédito, R$ 2 bilhões já concedidos, e aí a gente começou a redução pela TR [Taxa Referencial]. Abaixamos um ponto percentual, de 8,5% para 7,5% mais TR, e vamos continuar reduzindo se o Banco Central também reduzir a sua taxa de juros básica, Selic”, disse.
Com a menor taxa básica de juros da história, em 5,5% ao ano, há maior competição entre os bancos e, consequentemente, redução dos financiamentos. Guimarães prometeu seguir o comportamento da Selic para fixar as taxas de crédito. “Cada redução da Selic nós, matematicamente, realizaremos, também, uma redução proporcional, matemática, no crédito imobiliário dessa linha de TR, porque a de IPCA nós fizemos e queremos entender um pouco mais a reação. Então, pelos próximos seis meses, não mexeremos na do IPCA, que já é muito mais barata do que qualquer outra, e faremos uma redução naquela que é 70% da demanda, que é em TR.”
Ele avalia, ainda, que há espaço para mais reduções na taxa básica de juros.”Essa é uma determinação do Roberto Campos, [presidente] do Banco Central, 100? dele exatamente, mas eu entendo que, dado a redução da inflação continuada, sustentável, e dado também ao grande espaço que nós temos de pessoas procurando trabalho, acredito que sim, porque nós temos um espaço, mas, de novo, essa é uma política monetária exclusiva do BC. Mas nós estamos preparados.
Na linha corrigida pelo IPCA, a taxa mínima é a inflação mais 2,95% ao ano. e a máxima, o IPCA mais 4,95% ao ano. A caixa tem 68% do mercado imobiliário, mas os bancos privados anunciaram reduções nos seus financiamentos também em busca de espaço no bom ano do setor em 2019.
Veja também
Últimas notícias
Gustavo Feliciano assume Ministério do Turismo na próxima semana
Nikolas Ferreira reage à cassação de Eduardo Bolsonaro e Ramagem
Justiça fiscal e proteção social: Governo de Alagoas reafirma compromisso com os mais pobres
Entidades do setor produtivo voltam a alertar para impacto do aumento de impostos em AL
MPAL, MPF e DPE exigem ações da Sesau para promover equidade racial na saúde
Rede pública de Alagoas terá monitoramento pós-parto com projeto de Cibele Moura
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
