Procura por crédito imobiliário via IPCA bate recorde na Caixa
“Nós já tivemos, em 45 dias, a demanda que nós esperávamos para um ano no crédito por IPCA. "

O mercado reagiu a nova linha de financiamento imobiliário com saldo corrigido pela inflação. O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, ressaltou a procura pelo indexador via IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
“Nós já tivemos, em 45 dias, a demanda que nós esperávamos para um ano no crédito por IPCA. R$ 10 bilhões de demandas aprovadas, já em crédito, R$ 2 bilhões já concedidos, e aí a gente começou a redução pela TR [Taxa Referencial]. Abaixamos um ponto percentual, de 8,5% para 7,5% mais TR, e vamos continuar reduzindo se o Banco Central também reduzir a sua taxa de juros básica, Selic”, disse.
Com a menor taxa básica de juros da história, em 5,5% ao ano, há maior competição entre os bancos e, consequentemente, redução dos financiamentos. Guimarães prometeu seguir o comportamento da Selic para fixar as taxas de crédito. “Cada redução da Selic nós, matematicamente, realizaremos, também, uma redução proporcional, matemática, no crédito imobiliário dessa linha de TR, porque a de IPCA nós fizemos e queremos entender um pouco mais a reação. Então, pelos próximos seis meses, não mexeremos na do IPCA, que já é muito mais barata do que qualquer outra, e faremos uma redução naquela que é 70% da demanda, que é em TR.”
Ele avalia, ainda, que há espaço para mais reduções na taxa básica de juros.”Essa é uma determinação do Roberto Campos, [presidente] do Banco Central, 100? dele exatamente, mas eu entendo que, dado a redução da inflação continuada, sustentável, e dado também ao grande espaço que nós temos de pessoas procurando trabalho, acredito que sim, porque nós temos um espaço, mas, de novo, essa é uma política monetária exclusiva do BC. Mas nós estamos preparados.
Na linha corrigida pelo IPCA, a taxa mínima é a inflação mais 2,95% ao ano. e a máxima, o IPCA mais 4,95% ao ano. A caixa tem 68% do mercado imobiliário, mas os bancos privados anunciaram reduções nos seus financiamentos também em busca de espaço no bom ano do setor em 2019.
Veja também
Últimas notícias

Alagoano que havia desaparecido é localizado no Paraguai

Ministro dos Transportes, Renan Filho apresenta planos da pasta à Comissão de Infraestrutura

Prefeitura de Maceió notifica empresas que possuem débitos de taxas mercantis
Após confusão em protesto, efetivo da Polícia Militar é enviado para porta da PGE

ImunizaVan percorre bairros de Maceió levando vacinação contra a Influenza

Ficou sem água? Projeto de Lei quer que distribuidoras paguem multa a consumidores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
