Projetos do HE do Agreste são apresentados em seminário de humanização em Maceió
Os dois projetos do HE do Agreste referem-se à implantação do Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) e Ampliação do Direito dos Usuários a Acompanhante e do Horário de Visita aos Pacientes
Dois projetos desenvolvidos, este ano, no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, foram apresentados nesta quarta-feira (30), durante a oitava edição do Seminário Estadual de Humanização, em Maceió.
Promovido pela Secretária de Estado de Saúde (Sesau), o evento também contou com a III Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas.
As apresentações dos projetos foram realizadas no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e reuniram profissionais de saúde, coordenadores de unidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dois projetos do HE do Agreste referem-se à implantação do Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) e Ampliação do Direito dos Usuários a Acompanhante e do Horário de Visita aos Pacientes.
A assistente social e coordenadora do NAVVS Andréa Paula Lira, a enfermeira Andréa de Lima, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização, e a coordenadora do Setor de Psicologia Niedja Brandão, além da técnica do Núcleo de Educação Permanente, Marta Santana, foram muito elogiadas no evento.
Elas destacaram o apoio da gerente-geral do HE do Agreste, Regiluce Santos, a coordenadora da Enfermagem, Josilene Balbino, e demais gestores e servidores do hospital.
Segundo a coordenadora estadual da política de humanização do SUS, Luzia Prata, a humanização trata da valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.
“Valorizar as pessoas é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde”, explicou Luzia Prata.
Os eventos buscaram ampliar a conscientização sobre a importância da humanização tanto para os profissionais quanto para os usuários.
Práticas exitosas
Ainda durante a o evento para apresentação das práticas exitosas, o gerente de valorização de pessoas da Sesau, Robson Silva, representou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e ressaltou que a implantação da Política de Humanização do SUS tem sido uma prioridade da gestão estadual. “Tornar a assistência cada vez mais resolutiva e ampliar o bem-estar da população é um compromisso de todos os técnicos e gestores do Estado”, reforçou.
Veja também
Últimas notícias
Na Bienal, deputado Daniel Barbosa lança livro com reflexões sobre o futuro de Arapiraca, Alagoas e do Brasil
Homem é esfaqueado no peito na Grota do Estrondo, em Maceió; mãe é apontada como suspeita
Homem que tinha dívida coma agiota é executado a tiros na cabeça no Benedito Bentes
Passageiro de moto é morto a tiros após ser perseguido por carro no bairro Farol, em Maceió
Cláudio Castro visita policiais feridos durante megaoperação no Rio
Mansão inusitada em torre com relógio em Nova York é finalmente vendida; valor é mantido em segredo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
