Projetos do HE do Agreste são apresentados em seminário de humanização em Maceió
Os dois projetos do HE do Agreste referem-se à implantação do Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) e Ampliação do Direito dos Usuários a Acompanhante e do Horário de Visita aos Pacientes
Dois projetos desenvolvidos, este ano, no Hospital de Emergência Daniel Houly, em Arapiraca, foram apresentados nesta quarta-feira (30), durante a oitava edição do Seminário Estadual de Humanização, em Maceió.
Promovido pela Secretária de Estado de Saúde (Sesau), o evento também contou com a III Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas.
As apresentações dos projetos foram realizadas no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e reuniram profissionais de saúde, coordenadores de unidades e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Os dois projetos do HE do Agreste referem-se à implantação do Núcleo de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (NAVVS) e Ampliação do Direito dos Usuários a Acompanhante e do Horário de Visita aos Pacientes.
A assistente social e coordenadora do NAVVS Andréa Paula Lira, a enfermeira Andréa de Lima, coordenadora do Grupo de Trabalho de Humanização, e a coordenadora do Setor de Psicologia Niedja Brandão, além da técnica do Núcleo de Educação Permanente, Marta Santana, foram muito elogiadas no evento.
Elas destacaram o apoio da gerente-geral do HE do Agreste, Regiluce Santos, a coordenadora da Enfermagem, Josilene Balbino, e demais gestores e servidores do hospital.
Segundo a coordenadora estadual da política de humanização do SUS, Luzia Prata, a humanização trata da valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde.
“Valorizar as pessoas é oportunizar uma maior autonomia, a ampliação da sua capacidade de transformar a realidade em que vivem, através da responsabilidade compartilhada, da criação de vínculos solidários, da participação coletiva nos processos de gestão e de produção de saúde”, explicou Luzia Prata.
Os eventos buscaram ampliar a conscientização sobre a importância da humanização tanto para os profissionais quanto para os usuários.
Práticas exitosas
Ainda durante a o evento para apresentação das práticas exitosas, o gerente de valorização de pessoas da Sesau, Robson Silva, representou o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, e ressaltou que a implantação da Política de Humanização do SUS tem sido uma prioridade da gestão estadual. “Tornar a assistência cada vez mais resolutiva e ampliar o bem-estar da população é um compromisso de todos os técnicos e gestores do Estado”, reforçou.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
