Atrasos nos repasses de recursos dificultam tratamentos de câncer em Arapiraca
Pacientes e diretores do CHAMA e Afra Barbosa enfrentam problemas para manter os serviços
Nesta quarta-feira (27) surgiram novas informações sobre a possibilidade de suspensão nos atendimentos do setor de Oncologia do Centro Hospitalar Manoel André, o conhecido Chama, em Arapiraca. A motivação seria a falta de repasse de recursos do Estado, na ordem de R$ 320.426,84, referente aos serviços prestados pelo Hospital aos pacientes em agosto de 2019. Diante da situação, o portal 7segundos manteve contato com a médica Bertha Mendes, diretora do setor de Oncologia daquela Unidade, que confirmou o atraso, mas informou que os recursos estavam sendo liberados no dia de hoje.
“Inclusive já foi emitida a nota referente ao pagamento do mês de agosto. Com isso, não haverá paralisação. Vale ressaltar que o serviço trabalha com capacidade 95% SUS, com altos custos para o funcionamento. Os atrasos em relação ao pagamento impactam profundamente a manutenção do serviço, já levando em conta que se trata do mês de agosto”, explicou Bertha Mendes.
Município
Em contato com o Secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães, ele informou a manutenção do valor de R$ 995.594,30, que é referente a contrapartida do município. Explicou inclusive os recursos estão assegurados para o CHAMA e Memorial Djacy Barbosa, conhecido Hospital Afra Barbosa. Esclareceu, entretanto, que o município não dispõe de recursos para bancar a parte que cabe ao estado.
Ainda em relação ao Afra Barbosa, as consultas de primeira vez estão suspensas. De acordo com informações apuradas pelo portal, existe a expectativa de uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), ainda neste mês de dezembro, para definir a situação.
Providências
A coordenadora do setor de Oncologia do Afra Barbosa, assistente social Iza Castro, disse que as consultas de primeira vez estão suspensas deste janeiro. Destacou ainda que a Unidade vem se adequando as normas exigidas e aguarda a liberação por parte das Secretarias de Saúde do estado e do município.
Iza Castro informou ainda que, apesar das dificuldades e da suspensão dos pacientes de primeiro atendimento, o Hospital Afra Barbosa manteve a assistência aqueles que já vinham fazendo tratamento. De acordo com a coordenadora, atualmente são 1.202 pacientes sendo atendidos naquela unidade.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura de Maceió abre inscrições para atuação de ambulantes no Réveillon 2026
Procon Maceió divulga pesquisa de preços dos itens da ceia natalina
[Vídeo] Carreta pega fogo durante soldagem em oficina na rodovia AL-105 em São Luís do Quitunde
Polícia Civil prende suspeito de homicídio qualificado em ação conjunta entre Alagoas e Pernambuco
Homem é preso suspeito de abusar sexualmente de criança de 12 anos em Santana do Ipanema
Senado vota hoje PL da Dosimetria; saiba o posicionamento dos parlamentares de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
