Saúde

Hospital Afra Barbosa também cobra repasse para tratamento de pacientes em Arapiraca

Unidade de saúde é parte da rede de assistência a pacientes em tratamento

Por Fernando Vinícius/7Segundos 16/01/2018 16h04
Hospital Afra Barbosa também cobra repasse para tratamento de pacientes em Arapiraca
Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca - Foto: Reprodução

O atraso no repasse de recursos públicos para unidade de saúde que cuida de pacientes com câncer não é uma triste exclusividade do Complexo Hospitalar Manoel André, o hospital Chama, como é popularmente conhecido em Arapiraca.

A ausência de pagamento, por parte da prefeitura de Arapiraca e do governo de Alagoas, para o Chama foi tema de reunião convocada pelo Ministério Público Estadual, a pedido do Conselho Estadual de Educação.

Em reunião realizada nessa segunda-feira (15), na capital do Agreste alagoano, firmou-se o compromisso de quitação do débito e imediata retomada da assistência paralisada na sexta-feira (12).

A dívida dos governos diz respeito ao não pagamento de procedimentos realizados, além dos previstos em contrato, situação que também afeta o Hospital Afra Barbosa, conforme revelou Marcelo Melo, diretor administrativo da unidade de saúde, ao 7Segundos nesta terça-feira (16).

Segundo o representante do Afra Barbosa, por erro de procedimento burocrático, a secretaria municipal de Saúde não registrou, no devido prazo, os procedimentos informados pelo hospital que cumpre as metas pactuadas, conforme afirma Marcelo Melo.

Por conta desse descompasso, o hospital diz que não recebeu o repasse correto dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017.

Ele disse ainda que o Afra Barbosa não foi convidado a participar da reunião realizada ontem, apesar de ser parte da rede de assistência em Oncologia para a macrorregião que tem sede em Arapiraca. Além disso, o diretor administrativo estranha a queda brusca do número de primeira consulta para pacientes com câncer no Afra, gente de baixa renda encaminhadas através da rede básica de atendimento.

“Em média, nos primeiros quinze dias de cada mês, nós temos de 200 a 250 pacientes vindos dos postos de saúde porque a demanda reprimida ainda é grande. E até hoje, dia 16, tivemos apenas dez pacientes”, disse Melo, negando que o Afra Barbosa deixe de atender sua clientela, mas admitindo a dificuldade de manter os serviços por falta de receita.

Além dos três últimos meses do ano passado, o diretor do Afra Barbosa afirma que a prefeitura de Arapiraca deve repasses referentes a 2014, 2015 e 2016, dívida estimada entre R$ 750 e R$ 900 mil reais.