Hospital Afra Barbosa também cobra repasse para tratamento de pacientes em Arapiraca
Unidade de saúde é parte da rede de assistência a pacientes em tratamento
O atraso no repasse de recursos públicos para unidade de saúde que cuida de pacientes com câncer não é uma triste exclusividade do Complexo Hospitalar Manoel André, o hospital Chama, como é popularmente conhecido em Arapiraca.
A ausência de pagamento, por parte da prefeitura de Arapiraca e do governo de Alagoas, para o Chama foi tema de reunião convocada pelo Ministério Público Estadual, a pedido do Conselho Estadual de Educação.
A dívida dos governos diz respeito ao não pagamento de procedimentos realizados, além dos previstos em contrato, situação que também afeta o Hospital Afra Barbosa, conforme revelou Marcelo Melo, diretor administrativo da unidade de saúde, ao 7Segundos nesta terça-feira (16).
Segundo o representante do Afra Barbosa, por erro de procedimento burocrático, a secretaria municipal de Saúde não registrou, no devido prazo, os procedimentos informados pelo hospital que cumpre as metas pactuadas, conforme afirma Marcelo Melo.
Por conta desse descompasso, o hospital diz que não recebeu o repasse correto dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017.
Ele disse ainda que o Afra Barbosa não foi convidado a participar da reunião realizada ontem, apesar de ser parte da rede de assistência em Oncologia para a macrorregião que tem sede em Arapiraca. Além disso, o diretor administrativo estranha a queda brusca do número de primeira consulta para pacientes com câncer no Afra, gente de baixa renda encaminhadas através da rede básica de atendimento.
“Em média, nos primeiros quinze dias de cada mês, nós temos de 200 a 250 pacientes vindos dos postos de saúde porque a demanda reprimida ainda é grande. E até hoje, dia 16, tivemos apenas dez pacientes”, disse Melo, negando que o Afra Barbosa deixe de atender sua clientela, mas admitindo a dificuldade de manter os serviços por falta de receita.
Além dos três últimos meses do ano passado, o diretor do Afra Barbosa afirma que a prefeitura de Arapiraca deve repasses referentes a 2014, 2015 e 2016, dívida estimada entre R$ 750 e R$ 900 mil reais.
Veja também
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
