Hospital Afra Barbosa também cobra repasse para tratamento de pacientes em Arapiraca
Unidade de saúde é parte da rede de assistência a pacientes em tratamento

O atraso no repasse de recursos públicos para unidade de saúde que cuida de pacientes com câncer não é uma triste exclusividade do Complexo Hospitalar Manoel André, o hospital Chama, como é popularmente conhecido em Arapiraca.
A ausência de pagamento, por parte da prefeitura de Arapiraca e do governo de Alagoas, para o Chama foi tema de reunião convocada pelo Ministério Público Estadual, a pedido do Conselho Estadual de Educação.
A dívida dos governos diz respeito ao não pagamento de procedimentos realizados, além dos previstos em contrato, situação que também afeta o Hospital Afra Barbosa, conforme revelou Marcelo Melo, diretor administrativo da unidade de saúde, ao 7Segundos nesta terça-feira (16).
Segundo o representante do Afra Barbosa, por erro de procedimento burocrático, a secretaria municipal de Saúde não registrou, no devido prazo, os procedimentos informados pelo hospital que cumpre as metas pactuadas, conforme afirma Marcelo Melo.
Por conta desse descompasso, o hospital diz que não recebeu o repasse correto dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2017.
Ele disse ainda que o Afra Barbosa não foi convidado a participar da reunião realizada ontem, apesar de ser parte da rede de assistência em Oncologia para a macrorregião que tem sede em Arapiraca. Além disso, o diretor administrativo estranha a queda brusca do número de primeira consulta para pacientes com câncer no Afra, gente de baixa renda encaminhadas através da rede básica de atendimento.
“Em média, nos primeiros quinze dias de cada mês, nós temos de 200 a 250 pacientes vindos dos postos de saúde porque a demanda reprimida ainda é grande. E até hoje, dia 16, tivemos apenas dez pacientes”, disse Melo, negando que o Afra Barbosa deixe de atender sua clientela, mas admitindo a dificuldade de manter os serviços por falta de receita.
Além dos três últimos meses do ano passado, o diretor do Afra Barbosa afirma que a prefeitura de Arapiraca deve repasses referentes a 2014, 2015 e 2016, dívida estimada entre R$ 750 e R$ 900 mil reais.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio

Polícia Rodoviária Federal recupera moto de homem vítima de estelionato em União dos Palmares

Restaurante Popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição dentro de residência em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
