Dois indígenas são assassinados e outros dois ficam feridos no Maranhão
Os homens estavam em uma estrada, voltando de uma reunião, quando os tiros partiram de um carro em movimento, disse
Dois indígenas membros da tribo Guajajara, do nordeste do Brasil, foram mortos a tiros no sábado e outros dois ficaram feridos, não muito longe de onde um importante membro da tribo que defendia a floresta amazônica também foi morto no mês passado, disseram as autoridades.
Indígenas no Brasil têm se deparado com uma escalada na violência no decorrer da presidência de Jair Bolsonaro, que prometeu reduzir direitos das tribos e encorajar a exploração comercial de terras protegidas. Os índios enfrentam situações violentas especialmente por parte de madeireiros ilegais e mineradores.
Magno Guajajara, porta-voz da tribo, disse não saber por que os dois homens haviam sido mortos. Ele os identificou como Firmino Guajajara e Raimundo Guajajara.
Os homens estavam em uma estrada, voltando de uma reunião, quando os tiros partiram de um carro em movimento, disse.
"Estavam atirando contra todo mundo", disse, pelo telefone.
Autoridades afirmam que estão investigando o caso, mas não disseram se alguém foi detido.
O incidente ocorreu na reserva indígena Cana Brava, que abrange 137.000 hectares (338.530 acres) no estado do Maranhão e possui 4.500 habitantes, segundo registros do governo.
No mês passado, Paulo Paulino Guajajara, o "guardião da floresta", foi morto a tiros em um confronto com madeireiros ilegais em uma reserva próxima.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
