Brasileiras estudam mais, mas renda é 41,5% menor que dos homens
Número consta no Índice de Desenvolvimento de Gênero, divulgado nesta segunda-feira pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Apesar de as mulheres terem melhor desempenho na educação e mais longevidade do que os homens, a renda da população feminina no Brasil é 41,5% menor que a da masculina. O número consta no Índice de Desenvolvimento de Gênero (IDG), divulgado nesta segunda-feira (9) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
O estudo aponta que, no Brasil, as mulheres estudam em média 8,1 anos, enquanto os homens têm uma média de 7,6 anos. Quando a Renda Nacional Bruta (RNB) per capita dos dois gêneros é comparada, os números se invertem. Segundo dados de 2018, a renda feminina equivale a US$ 10.432, enquanto a masculina sai na frente com US$ 17.827.
O IDG usa os mesmos indicadores do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), como saúde, educação e renda, em 166 países, mas comparando dados por gênero.
O IDH dos homens foi de 0,761, enquanto o das mulheres chegou a 0,757. De acordo com o relatório, a desigualdade entre os gêneros é de 0,995 — número menor que o de países como Uruguai (1,016), Rússia (1,015) e Venezuela (1,013).
O Brasil, que hoje está em quarto lugar, fica na frente de países como Argentina (0,988), Colômbia (0,986), África do Sul (0,984) e Equador (0,980).
O índice ainda aponta que as mulheres tendem a viver mais no Brasil — são 79,4 anos de idade em média para elas e 72 anos para homens.
Veja também
Últimas notícias

Polícia Civil investiga homicídio de mulher encontrada morta em estrada vicinal

Alurb realiza intervenções em árvores no bairro da Gruta de Lourdes

Banhistas registram aparição de baleiras-jubarte no Pontal do Peba

Seduc celebra legado do educador Moacir Teófilo falecido neste domingo (31)

Dois homens ficam feridos após colisão entre carro e moto em Arapiraca

Buscas por jovem desaparecida são encerradas no José Tenório
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
