Presidente do FNDE é exonerado após menos de seis meses no cargo
Rodrigo Sergio Dias havia sido nomeado em 8 de agosto. Em 2019, o orçamento previsto do fundo foi de cerca de R$ 55 bilhões

O governo federal exonerou, nesta segunda-feira (23), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Rodrigo Sergio Dias havia sido nomeado para o cargo em 8 de agosto, e ficou menos de seis meses à frente do fundo, que é vinculado ao Ministério da Educação e tem como função executar os principais programas de financiamento da educação básica, como os programas de merenda escolar, transporte escolar e o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Em 2019, o orçamento previsto do fundo foi de cerca de R$ 55 bilhões.
A exoneração foi publicada na tarde desta segunda, em edição extra do "Diário Oficial da União". Para a presidência do FNDE foi nomeada Karine Silva dos Santos, que já atuava no órgão.
Em nota, o MEC não informou o motivo da exoneração, mas afirmou que "a escolha do nome [de Karine] se deu pelo perfil técnico".
Ainda segundo o MEC, "a servidora pública concursada do próprio FNDE já atuou em diversos cargos de chefia importantes no órgão, desde 2009, como, por exemplo, na coordenação do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Nos últimos seis meses, estava à frente da Diretoria de Ações Educacionais (Dirae)".
A pasta informou ainda que o chefe de gabinete e o diretor financeiro do FNDE "também deixam os cargos".
O que é o FNDE?
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação é uma das autarquias do MEC e responde pela execução de uma série de programas de alcance nacional, como o Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Veja também
Últimas notícias

Caio Bebeto repudia maus-tratos a cavalo no Benedito Bentes e cobra punição aos responsáveis

Cabo Bebeto critica veto de Paulo Dantas a projeto que beneficia pessoas com deficiência em Alagoas

Caio Bebeto alerta sobre exploração de crianças em situação de rua e pede união de forças

Projeto de Alfredo Gaspar torna crimes contra agentes de segurança hediondos

Hospital Metropolitano salva moradora de União dos Palmares com tumor no rim

PF faz operação contra importação clandestina de remédio emagrecedor
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
