Cidades

Equatorial admite que precisa melhorar relação com o consumidor

Em evento promovido para a imprensa em Arapiraca, diretor de operações afirma que companhia está investindo em melhorias

Por 7Segundos 11/03/2020 14h02
Equatorial admite que precisa melhorar relação com o consumidor
Sérgio Valinho, diretor de operações da Equatorial em Alagoas - Foto: Taísa Bibi/7Segundos

O diretor de operações da Equatorial, Sérgio Valinho, afirmou que a relação com os consumidores é uma das dificuldades da companhia, que está completando um ano de operação em Alagoas. Em café da manhã promovido para a imprensa nesta quarta-feira (11), em Arapiraca, Valinho falou sobre os investimentos da empresa e sobre as reclamações dos clientes.

“A Equatorial tem imprimido uma mudança de cultura e, como tudo que é novo, é natural que exista resistência por parte das pessoas, que precisam se adequar às novas práticas. O volume de reclamações já foi muito maior do que o que é atualmente”, declarou.

As principais reclamações que chegam à imprensa local sobre a companhia se referem ao corte de energia devido o atraso no pagamento ou ainda sobre o valor das contas. Nas últimas semanas, consumidores também reclamam da substituição de medidores, que estariam deixando as faturas mais caras. O diretor de operações afirmou que é necessário melhorias a abordagem e a comunicação das equipes que fazem trabalho de campo com os consumidores.

“A gente tem muito a melhorar, principalmente nessa parte do pessoal do campo que lida diretamente com os consumidores. Estamos inclusive com uma consultoria para dar treinamento de abordagem e melhorar essa questão e, mesmo quando os leituristas, o pessoal do corte está certo, a gente toma medidas disciplinares e dá uma resposta para o consumidor em questão”, declarou.

Em relação ao corte de energia, Sérgio Valinho explicou que a Equatorial tem um prazo mínimo e máximo para proceder a suspensão do serviço. Quando há atraso no pagamento da fatura, a companhia precisa entregar ao consumidor o reaviso da cobrança. Esse reaviso pode ser entregue já no dia seguinte ao atraso no pagamento, mas geralmente a empresa coloca na fatura do mês seguinte. Após o reaviso, o consumidor tem prazo de 15 dias para efetuar o pagamento da conta em atraso. No décimo sexto dia, a Equatorial pode suspender o serviço. O prazo para fazer o corte de energia não pode superar 90 dias do atraso da fatura.

“Quando um consumidor procura a Equatorial para relatar que está com dificuldade de pagar a fatura, nós apresentamos alternativas como escolher uma das seis datas disponíveis para o vencimento da fatura e orientamos sobre consumo eficiente, uma maneira de ele reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta. Também estamos preparando um feirão de negociação, que deve ser anunciado em breve”, declarou.

Durante o encontro com a imprensa, o diretor de operações afirmou ainda que a Equatorial fez investimentos em melhorias para diminuir as quedas de tensão no Centro de Arapiraca. Os problemas na região, de acordo com ele, ocorrem principalmente em decorrência da falta de aviso prévio de aumento de carga. “Nossa rede é adaptada para trabalhar até uma determinada carga, quando abre um empreendimento, ou quando um já existente passa usar um equipamento que precisa de uma carga maior e nós não somos avisados, podem acontecer essas quedas na tensão”, explicou.

Segundo ele, já foram realizadas análises em 11 transformadores e outros dez estão sob análise. A companhia já substituiu três desses equipamentos para aumento da capacidade energética no Centro, além de manutenção das redes e estudo de ampliação da potência energética para atender a demanda de novas lojas, entre outros.