Palmeira dos Índios registra primeiro caso suspeito de coronavírus
O homem havia voltado dos EUA
A Prefeitura de Palmeira dos Índios, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que existe um caso da Covid-19, o novo coronavírus, sob investigação no município. Trata-se de um rapaz que esteve nos Estados Unidos e que, ao voltar do país norte-americano, passou mal, foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió e está de quarentena.
O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) divulgou o caso para o munícipio às 14h. No total, existem 32 casos suspeitos em Maceió e 1 confirmado, 1 caso suspeito em Arapiraca e outro em Palmeira dos Índios.
A diretora da Vigilância em Saúde Leide Alencar esteve no domicílio do rapaz para coletar informações sobre o deslocamento e realizar o protocolo que foi instalado pelo município. De acordo com Leide, o rapaz tem 28 anos, é professor e reside no bairro São Francisco. Ele viajou no dia 17 de fevereiro para os Estados Unidos e retornou no dia 2 deste mês, diretamente para Palmeira dos Índios, ministrou aulas nos dias 9 e 10.
Foi quando sentiu-se mal, apresentou sintomáticos respiratórios e se automedicou. No dia 13, foi a Maceió e no outro dia recebeu atendimento na UPA do Trapiche, onde o médico prescreveu medicação e foi feito coleta da nasofaringe. A UPA notificou o caso e aguarda o resultado, que deve sair até sexta-feira (20).
O rapaz está em isolamento há 3 dias, onde reside com os pais, que também estão sendo monitorados pela equipe de Saúde da Família do bairro. Durante a visita, foram feitas as orientações devidas e redigida e assinada a notificação de isolamento, conforme o Decreto Municipal, anunciado na manhã desta terça-feira (17).
A SMS ressalta que até o final da tarde de hoje não havia nenhuma suspeita ou notificação no município. Após ligação do Cievs, o caso foi posto em prioridade e outras medidas já estão sendo tomadas pela Vigilância em Saúde.
Mais monitoramento município
A diretora Leide ainda informou que desde ontem (16), algumas pessoas estão sendo monitoradas, por terem viajado para áreas de risco, como é o caso de jovens estudantes que chegaram de São Paulo, onde passaram o período de 6 a 14 de março, e uma família da Itália, que está na zona rural palmeirense. Todos foram notificados para permanecerem em isolamento e receberam orientações de prevenção individual e coletiva.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
