Coronavírus: Resistência leva MPE/AL a orientar PM e Sec. de Saúde a garantir isolamento de forma compulsória em Igaci
Pessoas que vieram de São Paulo desembarcaram na cidade
O Ministério Público do Estado de Alagoas, por meio da Promotoria de Justiça de Igaci, informado sobre a resistência para o isolamento, por parte de pessoas desembarcadas na cidade, vindas do estado de São Paulo, enviou oficio à Secretaria Municipal de Saúde e também ao comandante do Centro Integrado da Segurança Pública (Cisp) para que, de imediato fossem adotadas todas as providências para o cumprimento do Decreto estadual e, garantida a quarentena, inclusive, feito encaminhamento compulsório com posterior responsabilização penal de quem se recusar a cumprir.
A promotora de Justiça, Adriana Acioly, afirma que havendo necessidade e, para que o enfrentamento ao Covid-19 ocorra, sem nenhum empecilho, as medidas serão mais drásticas.
“Acompanhamos tudo, cada um com o maior empenho possível, num momento de união e que requer conscientização da sociedade. E o Ministério Público não pode admitir que alguém se recuse, dentro de um grupo considerado de risco, já que veio de um lugar com o maior número de casos, a ficar, por precaução, como orientação do Ministério da Saúde, como foi reforçado no Decreto governamental, em isolamento. Então, pelo bem da coletividade e deles mesmos, encaminhei ofício para que a secretaria e a polícia garantam o cumprimento de todas as determinações”, explica a promotora.
No oficio, Adriana Acioly pede que sejam adotadas as providências necessárias e suficientes para assegurar o cumprimento dos dispositivos suso mencionados com tratativas junto ao Governo do Estado bem como outras medidas cabíveis no sentido identificar indivíduos em grupo de zona crítica de transmissão. Seja, também, imediatamente encaminhado os mesmos a quarentena e isolamento com acompanhamento médico dos sujeitos.
E, por fim, que seja inclusive usado da forma Policial nos encaminhamentos compulsórios daquele que se recusarem ao isolamento e por conseguinte as providências posteriores quanto a responsabilização penal do infrator, nos ternos do art. 3 da lei 13.979/20.
Veja também
Últimas notícias
Presidente do Paraguai apresenta renúncia em meio a crise em banco no país
Pela primeira vez Maceió recebe Copa de Handebol Master Paraíso das Águas
Alagoas gera 11.110 empregos com carteira assinada em setembro de 2026
Comandante-geral destaca resposta rápida da PM em casos de feminicídio e estupro em AL
Educação que recomeça: Igaci transforma vidas com turma da EJAI no Caps
Polícia realiza mais um dia de buscas por quatro desaparecidos na Lagoa Mundaú
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
