Prazo esgotando: devido quarentena, Educação pode ficar sem reajuste em Arapiraca
Lei para aumentar salários precisaria ser sancionada até 03 de abril
A quarentena paralisou a mobilização dos funcionários da Educação de Arapiraca e pode deixar a categoria sem reajuste salarial em 2020. Devido o calendário eleitoral - que por enquanto continua mantido - leis que concedem aumento nos vencimentos de servidores públicos devem ser sancionadas, no máximo, até o dia 03 de abril, sexta-feira da próxima semana.
O Núcleo do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinteal) em Arapiraca, suspendeu as atividades de mobilização, e apesar de considerar que houve avanço nas negociações com o município, o presidente Paulo Henrique considera que “tudo mudou”, desde o decreto municipal do dia 18, que entre outras medidas, suspendeu as aulas na rede municipal, apesar de creches e escolas estarem fechadas desde o dia 09, quando a greve da Educação foi deflagrada.
“Enquanto estávamos em movimento de greve, a postura da prefeitura era de negociar, mas a partir das medidas adotadas por conta da pandemia, tudo mudou. Agora não se define nada, não se conversa mais nada e, por conta da reclusão - que é necessária e a gente respeita - não temos mais o poder de pressão e de persuasão de antes. Nossa preocupação é que o prazo para que o reajuste seja concedido está acabando”, declarou.
Os professores e servidores do setor de apoio e administrativo deflagraram greve há pouco mais de duas semanas reivindicando 12,84% de reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Antes disso, de acordo com Paulo Henrique, o Sinteal vinha tentando negociar com a prefeitura desde o mês de janeiro.
Após a paralisação, houve rodada de negociação e o município ofereceu 4,32%, referente à reposição da inflação, mas a contraproposta não foi aceita. O Sinteal então, encaminhou estudo para o município informando que a aplicação dos 12,84% é viável. “Deixamos, inclusive, margem para investimento na infraestrutura e o município ficou de avaliar e dar uma resposta. Por isso, nossa avaliação inicial era de que as negociações estavam avançando”, declarou.
Como o decreto municipal tem validade até o dia 02 de abril e a quarentena pode se estender além desse prazo, as possibilidades de os servidores da Educação conseguirem reajuste salarial pode estar condicionada à decisão de manter ou de adiar as eleições municipais previstas para outubro.
Veja também
Últimas notícias
Proprietários de imóveis podem fazer cadastro online para aluguel social do Governo de Alagoas
Esquema que resetava senhas e liberava benefícios ilegalmente é derrubada durante operação da Polícia Federal
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra funcionária do PP de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
