Santana em situação de emergência: veja como ajudar famílias desabrigadas
Alimentos, água e produtos de higiene pessoal estão sendo arrecadados em todo o Estado
As imagens de desespero de moradores que perderam tudo após uma cheia nunca vista antes no riacho Camoxinga, moradores de áreas que não foram atingidas pela enxurrada formaram uma rede de solidariedade para ajudar os desabrigados, que podem ultrapassar mais de mil, segundo estimativa da prefeitura de Santana do Ipanema. Muitas dessas famílias perderam todos os pertencentes e necessitam de todo tipo de ajuda, desde colchões, roupas, produtos de higiene, alimentos e água potável.
O prefeito Isnaldo Bulhões decretou situação de emergência e, durante todo o dia, máquinas trabalham para retirar o grande volume de lama que restou depois da enxurrada, enquanto famílias desabrigadas tentam recuperar alguns pertences pessoais.
“A prefeitura está sobrecarregada, mas felizmente muitas pessoas e instituições se engajaram voluntariamente para ajudar”, ressaltou Cleudson Nobre, chefe de gabinete da prefeitura. Segundo ele, movimentos religiosos, Rotary Clube, Maçonaria, e Lions Clube estão ajudando as famílias a se alojarem no campus da Uneal, no Centro Bíblico e na escola São Cristóvão.
As 116 famílias que foram cadastradas, até o início da tarde desta quinta (26), pela prefeitura são dos bairros mais atingidos pela enxurrada no riacho Camoxinga. 79 delas do bairro Arthur Moraes, onde o nível da água chegou a dois metros e meio de altura durante a madrugada e outras 37 famílias do Baraúna. A essas pessoas, devem se juntar também famílias que moram na área classificada como de risco de inundação do rio Ipanema.
Pontos de coleta de donativos para os desabrigados foram montados em Santana do Ipanema e em outros locais (veja mais na galeria de imagens) e. Na manhã desta quinta, funcionários da prefeitura de Santana tiveram que se dirigir até a delegacia para prestar queixa contra duas pessoas que disponibilizaram contas bancárias pessoais para supostamente receberem ajuda em dinheiro em nome dos desabrigados.
“Essas pessoas foram identificadas e agora a polícia deve investigá-las. O Lions Clube iniciou uma campanha para arrecadar dinheiro para ajudar os desabrigados, mas apenas a conta deles está autorizada a receber as doações”, esclareceu o servidor.
A conta corrente disponibilizada para ajudar as famílias desabrigadas de Santana do Ipanema é do Banco do Brasil, agência 0331-X e C/C 58200-X, e tem como titular: “Lions Leo Santana do Ipanema”
Quem mora em Santana do Ipanema pode levar as doações diretamente nos locais onde as famílias estão abrigadas. Em Arapiraca e em Maceió, também há pontos de coleta. Veja na galeria:
Veja também
Últimas notícias
STF analisa transferência de Bolsonaro para Papudinha
Mulher salva dois cães ao lançá-los da varanda durante incêndio em apartamento
Em mais um embate sobre emendas, Dino autoriza operação da PF contra ex-assessora de Lira
Jovem é detido com cocaína no município de Messias
Considerado um dos políticos mais influentes do país, Arthur Lira recebe Prêmio Excelência Parlamentar 2025
Idoso é encontrado morto dentro de chácara em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
