Casal conclui conserto de adutora e água chega a Poço das Trincheiras
Adutora foi rompida pela força da enchente do Rio Ipanema; Maravilha e Ouro Branco serão abastecidos em seguida

Profissionais da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) concluíram, na noite deste domingo (5), o conserto de uma adutora que sai de Santana e cruza o leito do Rio Ipanema para abastecer com água potável Poço das Trincheiras, Maravilha e Ouro Branco.
O trecho que estava rompido fica justamente no leito do rio e foi danificado no começo da semana passada, quando uma inundação causou estragos em Santana do Ipanema. Os técnicos da Unidade de Negócio Bacia Leiteira, da Casal, tiveram que esperar o nível do rio baixar para primeiro identificar o ponto exato do rompimento da tubulação e, depois, iniciar o trabalho com segurança, o que foi feito na quinta-feira (2).
Devido ao risco de nova inundação, o trabalho teve que ser suspenso em parte do dia de sexta (3) e de sábado (4), sendo retomado neste domingo (5). Com o compromisso de finalizar o serviço o mais brevemente possível para garantir o retorno do abastecimento, os profissionais trabalharam até por volta das 21h deste domingo.
Na mesma noite, a água potável começou a chegar a Poço das Trincheiras. Nesses próximos dias, ela irá abastecer Maravilha e Ouro Branco. O manancial usado para abastecer essas e outras cidades da região é o Rio São Francisco, cuja captação do Sistema Coletivo fica em Pão de Açúcar.
Outra adutora rompida pela cheia do Rio Ipanema fica em Batalha e conduzia água tratada para atender Jaramataia, Major Izidoro e Cacimbinhas. O trecho da tubulação danificada, com 300mm de diâmetro, fica ao lado da ponte, na rodovia AL-220.
Devido à complexidade da situação, foi preciso esperar o nível do rio baixar para avaliar qual a melhor forma de efetuar o conserto. O trabalho começou nesta segunda-feira (6) e tem previsão de ser concluído nesta terça (7), a partir de quando o abastecimento será retomado gradativamente.
Veja também
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
