[Vídeo] Falta de máscaras leva UBS de Arapiraca a suspender atendimentos
Denúncia feita pelo vereador Léo Saturnino afirma que pacientes estão sem atendimento na comunidade Pau d’Arco
Profissionais de saúde e demais funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pau d’Arco cruzaram os braços na manhã desta segunda-feira (30) devido a falta de EPIs para atendimento da população. Conforme denúncia feita pelo vereador Léo Saturnino, que esteve no posto de saúde pela manhã, não há máscaras de proteção para os servidores, que, por conta disso, resolveram suspender o atendimento aos pacientes.
“Em pleno pico da pandemia não tem máscaras para os profissionais. Médicos e enfermeiros estão se negando a trabalhar, e com razão, por falta de condições de trabalho. Não existe máscara de proteção para nenhum profissional. Os funcionários da unidade conversaram com a população local e explicaram o motivo”, afirmou o vereador.
O racionamento dos equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde - máscaras de proteção, álcool em gel e luvas descartáveis, entre outros - é motivo de reclamação desde o início da pandemia. O juiz da 4a Vara, Carlos Bruno, concedeu liminar determinando que até o dia 20 de junho a prefeitura de Arapiraca deveria equipar todas as unidades de saúde com EPIs para os servidores.
A decisão atendeu a um pedido feito pelo Ministério Público Estadual, que ajuizou ação civil pública após receber informações sobre a falta e de racionamento do uso de EPIs pelo SindAgreste, Sindacs e Sindprev, que também encaminharam denúncia para o Ministério Público do Trabalho. Conforme as entidades sindicais, a prefeitura estava distribuindo os EPIs em quantidade insuficiente e, por conta disso, estava recomendando aos profissionais que as máscaras deveriam ser usadas além do prazo recomendado pelas autoridades sanitárias.
No vídeo em que compartilhou nas redes sociais, o vereador Léo Saturnino faz referência as dificuldades que vem enfrentando para fiscalizar a utilização dos recursos federais recebidos pelo município para enfrentamento da Covid-19. Ele mencionou ainda vídeos em que o prefeito Rogério Teófilo anunciava a chegada de EPIs comprados pelo município com a verba federal.
“Incrível que a gente vê o prefeito Rogério fazendo vídeo, dizendo que chegou material de segurança [EPIs] e às vezes mesmo com o vereador exercendo seu papel de fiscalizador, [o prefeito] ainda quer distorcer a situação, mas aqui está a prova. Pode vir, senhor prefeito e senhor secretário, para esta unidade aqui, que não tem uma simples máscara de segurança”, ressaltou.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, e aguarda resposta.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
