Correios utilizará navios para distribuir livros didáticos
A abertura do pregão eletrônico para contratação dos serviços de transporte de cargas por navio está prevista para 20 de julho

A contratação de um novo modal de transporte modernizará a entrega de livros didáticos pelos Correios. Por meio do sistema de cabotagem, que é a navegação entre portos dentro do mesmo país, a empresa pretende distribuir 17,2 mil toneladas de livros escolares para o próximo ano letivo (2021), em todo o país. A abertura do pregão eletrônico para contratação dos serviços de transporte de cargas por navio está prevista para 20 de julho.
Em cinco lotes, os contratos contemplarão os modais marítimo e rodoviário, na modalidade porta-a-porta. Isso significa que os livros serão levados diretamente das editoras para o Porto de Santos. De lá, a carga segue de navio para os portos de Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA) e Manaus (AM) até chegar nos Centros de Distribuição dos Correios e, em seguida, nas escolas públicas desses Estados.
Para apresentar os detalhes do projeto, a estatal realizou videoconferência, no último dia 23, com representantes do Ministério da Infraestrutura, da Secretaria de Portos e Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (ABAC). A reunião também contou com a presença das principais empresas de navios armadores do país, que sinalizaram interesse em participar da licitação.
Embora comum entre instituições privadas, o uso do modal marítimo é algo inédito na administração pública. Entre as vantagens desse tipo de transporte estão: maior segurança da carga, com diminuição dos índices de avarias e roubos, além de ganhos de eficiência energética, ambiental e geoeconômica.
A partir dessa primeira experiência, a intenção dos Correios é expandir a utilização do modal marítimo para outros produtos e contratos da empresa.
Veja também
Últimas notícias

Após repercussão de exoneração, Defensoria Pública anuncia novo defensor para atuar em caso Braskem

Samu promove mais um curso de manejo de vias aéreas pediátricas para profissionais que atuam no suporte básico
![[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso](https://img.7segundos.com.br/4MHU8vffCF9Hkuq-JY_q1HuOeSU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-08-07-at-115057.jpeg)
[Vídeo] Criança de 6 anos aparece na escola com marca de 'chinelada' no rosto e pai é preso

Associação Master Alagoana de Basquetebol é reconhecida como Embaixadora do Turismo em Alagoas

Arapiraca realiza nova etapa do Concurso para Guarda Municipal; Yale Fernandes anuncia logística de provas

Família procura por jovem com transtornos mentais desaparecido em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
