Chuvas já atingiram 90% da média anual em Arapiraca
Nos seis primeiros meses do ano, já choveu 806 milímetros no município
Arapiraca já atingiu 90,55% da média anual de chuvas, segundo medições pluviométricas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. A média de precipitação nos últimos 49 anos é de um total de 890,41 milímetros cúbicos e, de janeiro até o final de junho de 2020, já choveu 806,25 milímetros.
De acordo com informarções da secretaria foram registradas chuvas em 78 dias este ano. Em junho, no local onde o pluviômetro está instalado, houve apenas quatro dias sem chuvas. O mês mais chuvoso no primeiro semestre acumulou 806,25 milímetros, que corresponde a mais de cinco vezes mais que a média esperada para o mês. Apesar de junho ter sido mais chuvoso, foi em maio que Arapiraca teve a maior média de precipitação por dia, que foi de 5,86 milímetros, o que significa que naquele mês as chuvas foram mais fortes.
As chuvas intensas, além de baixarem a temperatura e ocasionarem vários problemas na cidade, ajudam na recomposição do lençol freático e favorecem as atividades agrícolas, como o cultivo do milho verde para as festas juninas, o feijão para a subsistência e o fumo, cujo ciclo se estende para o segundo semestre.
Conforme as medições pluviométricas, os meses de maio e junho já são historicamente mais chuvosos em Arapiraca, embora a média do mês de junho também seja superior a 130 milímetros por centímetro cúbico.
Não só em Arapiraca, mas em toda Alagoas, houve um aumento na quantidade de intensidade das chuvas em 2020. Tanto no Agreste como em outras regiões do Estado, as precipitações levaram ao aumento do nível de rios e deixaram famílias desabrigadas, especialmente na Zona da Mata e região Norte do Estado.
Veja também
Últimas notícias
Criminoso morre após trocar tiros com policiais durante operação em Arapiraca
Ifal Maragogi prorroga inscrições no curso de Inteligência Artificial
“Jair Bolsonaro está sequestrado e Eduardo exilado”, diz Alfredo Gaspar em Arapiraca
Homem em situação de rua é encontrado morto em via pública no bairro Cavaco
[Vídeo] Incêndio atinge oficina de conserto de eletrodomésticos em Arapiraca
Arapiraca é primeiro município de AL com 100% das UBS aptas a inserir Implanon
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
