Sesau se dispõe a ajudar Arapiraca com falta de testes na rede municipal
Secretário afirmou que testes estão em falta nas unidades do município e Central de Triagem chegou a fazer 300 em um dia
Durante entrevista coletiva concedida na noite de terça-feira (14), o secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres confirmou a informação divulgada pelo 7Segundos algumas semanas atrás sobre a escassez de testes rápidos para coronavírus nas unidades de saúde do município de Arapiraca.
Ao responder uma pergunta sobre a testagem de moradores de Arapiraca, Ayres afirmou que, em contato com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) foi relatada a falta de testes nas unidades de saúde do município de Arapiraca, a exemplo da Unidade Sentinela e Cria, e que a informação foi confirmada pelo município, que relatou dificuldade para aquisição de unidades do teste rápido. Devido o problema, a Central de Triagem de Arapiraca, que é regulada pelo Estado, chegou a fazer 300 testes em um único dia.
“Nós já ajudamos o município de Arapiraca com testes outras vezes e nós estamos à disposição. Inclusive temos uma comunicação muito direta com o secretário Glifson”, afirmou Alexandre Ayres, se referindo ao secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães.
O governador Renan Filho (MDB), também reforçou que o Estado está disposto a cooperar a prefeitura de Arapiraca. “Se o município tiver qualquer dificuldade, basta procurar o secretário Alexandre Ayres”, completou.
Apesar de manter a região de Arapiraca na zona vermelha, que impede a retomada das atividades econômicas, durante a coletiva Renan Filho mostrou um gráfico com a curva do coronavírus em Alagoas. Ele explicou que as regiões epidemiológicas que compreendem Maceió e o Norte de Alagoas, que tiveram um pico de óbitos antes do restante do Estado, também passaram a cair antes do restante do Estado e afirmou que espera que o mesmo aconteça com as demais regiões de Alagoas.
“A diferença na curva é de algumas semanas. O número [de óbitos] caiu e depois estabilizou, então a gente espera que volte a cair novamente, seguindo o comportamento na Capital”, declarou. Em outro ponto da entrevista, Renan Filho disse ainda que, em vez de fazer as avaliações de fases a cada 15 dias, o Estado está estudando passar a fazer semanalmente. Com isso, espera promover de maneira mais rápida a progressão de fases da retomada econômica.
Veja também
Últimas notícias
’Nunca se sabe quando vai acontecer com a gente’: vídeo de mulher morta revela histórico de violência
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
