Sesau se dispõe a ajudar Arapiraca com falta de testes na rede municipal
Secretário afirmou que testes estão em falta nas unidades do município e Central de Triagem chegou a fazer 300 em um dia
Durante entrevista coletiva concedida na noite de terça-feira (14), o secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres confirmou a informação divulgada pelo 7Segundos algumas semanas atrás sobre a escassez de testes rápidos para coronavírus nas unidades de saúde do município de Arapiraca.
Ao responder uma pergunta sobre a testagem de moradores de Arapiraca, Ayres afirmou que, em contato com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) foi relatada a falta de testes nas unidades de saúde do município de Arapiraca, a exemplo da Unidade Sentinela e Cria, e que a informação foi confirmada pelo município, que relatou dificuldade para aquisição de unidades do teste rápido. Devido o problema, a Central de Triagem de Arapiraca, que é regulada pelo Estado, chegou a fazer 300 testes em um único dia.
“Nós já ajudamos o município de Arapiraca com testes outras vezes e nós estamos à disposição. Inclusive temos uma comunicação muito direta com o secretário Glifson”, afirmou Alexandre Ayres, se referindo ao secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães.
O governador Renan Filho (MDB), também reforçou que o Estado está disposto a cooperar a prefeitura de Arapiraca. “Se o município tiver qualquer dificuldade, basta procurar o secretário Alexandre Ayres”, completou.
Apesar de manter a região de Arapiraca na zona vermelha, que impede a retomada das atividades econômicas, durante a coletiva Renan Filho mostrou um gráfico com a curva do coronavírus em Alagoas. Ele explicou que as regiões epidemiológicas que compreendem Maceió e o Norte de Alagoas, que tiveram um pico de óbitos antes do restante do Estado, também passaram a cair antes do restante do Estado e afirmou que espera que o mesmo aconteça com as demais regiões de Alagoas.
“A diferença na curva é de algumas semanas. O número [de óbitos] caiu e depois estabilizou, então a gente espera que volte a cair novamente, seguindo o comportamento na Capital”, declarou. Em outro ponto da entrevista, Renan Filho disse ainda que, em vez de fazer as avaliações de fases a cada 15 dias, o Estado está estudando passar a fazer semanalmente. Com isso, espera promover de maneira mais rápida a progressão de fases da retomada econômica.
Veja também
Últimas notícias
Agentes da Guarda de Maragogi concluem treinamento tático de alto nível
Caso Naiane: Marido de jovem encontrada morta entrega documentos à polícia
MPAL reforça preservação da Caatinga durante evento no Sertão de Alagoas
HIV: dois novos casos de cura são anunciados; total chega a 13
Hemoal tem apenas 25% do percentual mínimo de sangue necessário
Polícia apreende drogas, armas e recupera veículos após confronto em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
