Sesau se dispõe a ajudar Arapiraca com falta de testes na rede municipal
Secretário afirmou que testes estão em falta nas unidades do município e Central de Triagem chegou a fazer 300 em um dia

Durante entrevista coletiva concedida na noite de terça-feira (14), o secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres confirmou a informação divulgada pelo 7Segundos algumas semanas atrás sobre a escassez de testes rápidos para coronavírus nas unidades de saúde do município de Arapiraca.
Ao responder uma pergunta sobre a testagem de moradores de Arapiraca, Ayres afirmou que, em contato com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) foi relatada a falta de testes nas unidades de saúde do município de Arapiraca, a exemplo da Unidade Sentinela e Cria, e que a informação foi confirmada pelo município, que relatou dificuldade para aquisição de unidades do teste rápido. Devido o problema, a Central de Triagem de Arapiraca, que é regulada pelo Estado, chegou a fazer 300 testes em um único dia.
“Nós já ajudamos o município de Arapiraca com testes outras vezes e nós estamos à disposição. Inclusive temos uma comunicação muito direta com o secretário Glifson”, afirmou Alexandre Ayres, se referindo ao secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães.
O governador Renan Filho (MDB), também reforçou que o Estado está disposto a cooperar a prefeitura de Arapiraca. “Se o município tiver qualquer dificuldade, basta procurar o secretário Alexandre Ayres”, completou.
Apesar de manter a região de Arapiraca na zona vermelha, que impede a retomada das atividades econômicas, durante a coletiva Renan Filho mostrou um gráfico com a curva do coronavírus em Alagoas. Ele explicou que as regiões epidemiológicas que compreendem Maceió e o Norte de Alagoas, que tiveram um pico de óbitos antes do restante do Estado, também passaram a cair antes do restante do Estado e afirmou que espera que o mesmo aconteça com as demais regiões de Alagoas.
“A diferença na curva é de algumas semanas. O número [de óbitos] caiu e depois estabilizou, então a gente espera que volte a cair novamente, seguindo o comportamento na Capital”, declarou. Em outro ponto da entrevista, Renan Filho disse ainda que, em vez de fazer as avaliações de fases a cada 15 dias, o Estado está estudando passar a fazer semanalmente. Com isso, espera promover de maneira mais rápida a progressão de fases da retomada econômica.
Veja também
Últimas notícias

Após prejuízo, Correios anuncia corte de gastos de R$ 1,5 bi que inclui PDV

Paciente com leucemia aguda necessita de doações de sangue e plaqueta urgentemente

Meio-campista Brayann não vai participar da partida contra o Tombense, afirma CSA

MP participa de evento com pessoas negras em situação de rua na luta por respeito e inclusão

MP dialoga com diretores de escolas sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Acidente envolvendo quatro carros e uma carreta tanque deixa trânsito interditado em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
