Sesau se dispõe a ajudar Arapiraca com falta de testes na rede municipal
Secretário afirmou que testes estão em falta nas unidades do município e Central de Triagem chegou a fazer 300 em um dia
Durante entrevista coletiva concedida na noite de terça-feira (14), o secretário estadual de Saúde Alexandre Ayres confirmou a informação divulgada pelo 7Segundos algumas semanas atrás sobre a escassez de testes rápidos para coronavírus nas unidades de saúde do município de Arapiraca.
Ao responder uma pergunta sobre a testagem de moradores de Arapiraca, Ayres afirmou que, em contato com a direção do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) foi relatada a falta de testes nas unidades de saúde do município de Arapiraca, a exemplo da Unidade Sentinela e Cria, e que a informação foi confirmada pelo município, que relatou dificuldade para aquisição de unidades do teste rápido. Devido o problema, a Central de Triagem de Arapiraca, que é regulada pelo Estado, chegou a fazer 300 testes em um único dia.
“Nós já ajudamos o município de Arapiraca com testes outras vezes e nós estamos à disposição. Inclusive temos uma comunicação muito direta com o secretário Glifson”, afirmou Alexandre Ayres, se referindo ao secretário de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães.
O governador Renan Filho (MDB), também reforçou que o Estado está disposto a cooperar a prefeitura de Arapiraca. “Se o município tiver qualquer dificuldade, basta procurar o secretário Alexandre Ayres”, completou.
Apesar de manter a região de Arapiraca na zona vermelha, que impede a retomada das atividades econômicas, durante a coletiva Renan Filho mostrou um gráfico com a curva do coronavírus em Alagoas. Ele explicou que as regiões epidemiológicas que compreendem Maceió e o Norte de Alagoas, que tiveram um pico de óbitos antes do restante do Estado, também passaram a cair antes do restante do Estado e afirmou que espera que o mesmo aconteça com as demais regiões de Alagoas.
“A diferença na curva é de algumas semanas. O número [de óbitos] caiu e depois estabilizou, então a gente espera que volte a cair novamente, seguindo o comportamento na Capital”, declarou. Em outro ponto da entrevista, Renan Filho disse ainda que, em vez de fazer as avaliações de fases a cada 15 dias, o Estado está estudando passar a fazer semanalmente. Com isso, espera promover de maneira mais rápida a progressão de fases da retomada econômica.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
