Filme da ETA/Ufal participa de votação on-line em festival nacional de cinema
Curta-metragem “Colapsar” disputa, entre outros prêmios, a escolha do júri popular; votação começa a partir das 20h deste sábado (18)

Dentre mais de 600 filmes inscritos, o curta-metragem “Colapsar”, produzido pelo Laboratório de Videodança da ETA/Ufal, foi uma das 24 obras selecionadas para a mostra competitiva do 15º Festival Taguatinga de Cinema. O filme alagoano será exibido de forma online neste sábado (18) às 20h, no site do festival. Logo após a exibição, o curta fica por 24 horas em votação pelo júri popular.
Único representante de Alagoas na mostra competitiva, “Colapsar” se expande entre as linguagens documental e experimental, apresentando novas perspectivas de uma videodança que provoca o público a sair do lugar comum.
O filme tem direção coletiva composta exclusivamente por mulheres e foi criado a partir de exercícios e experimentos do Laboratório de Videodança, coordenado pela professora Valéria Nunes, da Escola Técnica de Artes da Universidade Federal de Alagoas (ETA/Ufal). “Em 2019 desenvolvemos esse projeto de extensão para trabalhar a linguagem audiovisual de modo interdisciplinar, fazendo com que os alunos da área de dança e teatro colaborassem como intérpretes criadores de obras audiovisuais. ‘Colapsar’ é o primeiro de outros filmes que serão lançados pelo Laboratório”, explica Valéria.
Para Reginaldo Oliveira, responsável pela concepção e performance no filme, “Colapsar parte da reflexão de que alguns corpos não são passíveis de luto. Que uns corpos não têm direito à vida ou o que lhes resta é uma vida precária”. Para ele, corpos que já nascem mortos por colapsarem a norma – a heteronormatividade vigente. “Afirmar que a vida é precária é afirmar que a possibilidade de sua manutenção depende fundamentalmente das condições sociais e políticas e não somente de um impulso interno para viver”, complementa Reginaldo.
“Colapsar” já participou dos festivais Imajitari – International Dance Film Festival (Índia), The Lift-off Sessions Global Network – Pinewood (Reino Unido) e 10ª Mostra Sururu de Cinema Alagoano, onde ganhou o Prêmio Olhar Crítico. O curta conta com a participação de discentes e docentes da ETA/Ufal, o apoio do Caleidoscópio Clube de Cinema e das produtoras Cinepopeia, Meraki Lab, Piracema Studio e Sambaicatá, além da distribuição da La Ursa Cinematográfica.
Para votar no filme de Alagoas para vencer o Prêmio do Júri Popular do 15º Festival Taguatinga de Cinema, basta acessar e se cadastrar no site www.festivaltaguatinga.com.br.
Sobre o Festival Taguatinga de Cinema
O Festival Taguatinga de Cinema celebra, desde a sua 1ª edição, em 1998, filmes que investem na construção de novos imaginários a partir de narrativas contra hegemônicas e se valem de corpos que vibram na contramão do panorama de idealização da sociedade de consumo, desafiando tabus e o culto à padronização, migrando da margem para o centro de si mesmos, como forças da Natureza.
Ano após ano, por vocação e missão, o festival seleciona filmes engajados no combate às injustiças sociais, às violências estruturais, ao racismo e ao machismo fundantes da sociedade brasileira; filmes que são, ao mesmo tempo, farol e espelho para o público do festival, nutrindo nele, em linguagens múltiplas, o amor e a confiança, a coragem de ser o que se é, a conscientização e o desejo de militância e ativismo político e social.
Veja também
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
