Saúde

[Vídeo] Academias voltam a funcionar após adaptações ao “novo normal” em Arapiraca

Além dos cuidados na assepsia dos equipamentos, alunos passam a ser atendidos com hora marcada

Por 7Segundos 22/08/2020 12h12 - Atualizado em 22/08/2020 12h12
[Vídeo] Academias voltam a funcionar após adaptações ao “novo normal” em Arapiraca
Academias adotam medidas para minimizar risco de contágio - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

A busca por um corpo saudável, mais resistente e com maior imunidade a doenças passa pela prática de atividade física regular e para quem é adepto aos exercícios em academia, a reabertura delas em Arapiraca deixaram várias interrogações sobre a segurança em frequentar esses espaços.

Para o proprietário de uma delas, a resposta é “sim”. As academias passaram por adaptações e os frequentadores também terão se acostumar com algumas exigências, como por exemplo marcar previamente o horário em que irão utilizar os equipamentos e ter a temperatura aferida todas as vezes que chegar.

“A gente precisou se adaptar ao novo normal. Tivemos que dividir turmas, atender por hora previamente marcada e também promover uma assepsia total, desde a entrada, com a limpeza dos pés e das mãos e ainda a aferição de temperatura, seguindo todas as recomendações da OMS [OrganizaCão Mundial da Saúde] e do Ministério da Saúde”, esclarece o educador físico, Rodolfo Calmon, proprietário de uma academia em Arapiraca.

Com o reforço das medidas, que incluem também a higienização constante dos equipamentos, ele considera que a academia se tornou ambiente seguro até mesmo para as pessoas do chamado grupo de risco, como idosos, gestantes e pessoas com algum tipo de deficiência, que também são atendidas no local.

O jogador profissional Carlos Henrique afirma que, apesar de ser alvo de grande cobrança por parte do time para tomar os cuidados necessários para evitar contrair o coronavírus - o que pode levar a um desfalque nas partidas disputadas - considera seguro fazer preparação física em academia.

“O clube é um pouco mais rigoroso nessa questão de álcool em gel a toda hora, de usar máscara e fazer exames de 3 em 3 dias”, afirmou, dizendo ainda que o contágio é muito grande em Arapiraca. “Estou chegando agora e vejo que a cidade ainda não sabe a dimensão do problema que é a Covid-19”, ressaltou.

Confira a reportagem completa de Janio Barbosa, com imagens e edição de Ewerton Silva.