Curso vai preparar pretendentes à adoção em Santana do Ipanema
Evento será no dia 20 de outubro, no Fórum da Comarca
A 1ª Vara de Santana do Ipanema realizará, no dia 20 de outubro, curso preparatório para 25 pretendentes à adoção que já estão com o processo de habilitação em andamento. A formação terá início às 8h, no Fórum da Comarca.
De acordo com a assistente social Marciele Melo, que integra a equipe multidisciplinar da Vara, o curso vai discutir o passo a passo da adoção, as motivações e expectativas dos participantes, o perfil das crianças e adolescentes, entre outros assuntos.
"Será um momento de preparação psicossocial e jurídica, em um espaço onde os postulantes poderão expor suas motivações e expectativas, trocar ideias, dirimir dúvidas, repensar preconceitos e conhecer seus direitos e deveres relacionados à nova construção parental", explicou.
As discussões serão conduzidas pela equipe multidisciplinar da 1ª Vara, com apoio de profissionais do Conselho Tutelar e da Casa do Menor São Miguel Arcanjo.
Segundo a psicóloga Michelle Rodrigues, o curso é uma oportunidade para alinhar as expectativas dos postulantes à realidade das crianças e adolescentes. "Os grupos de irmãos e os adolescentes são os perfis mais difíceis de serem adotados, porque há muitos mitos envolvendo a adoção de crianças maiores e irmãos. A realização desse curso é também uma oportunidade para sensibilizar os postulantes para essas demandas".
O uso de máscaras durante o evento será obrigatório, para diminuir os riscos de contaminação pela Covid-19. Os participantes terão a temperatura aferida e deverão manter distanciamento. Álcool em gel será disponibilizado em diferentes pontos do ambiente.
O curso preparatório é uma das etapas exigidas para o processo de habilitação. Posteriormente, os postulantes serão submetidos a um estudo psicossocial conduzido pela equipe multidisciplinar, que atestará a possível aptidão para a adoção. Após a habilitação, eles serão incluídos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento, aguardando um perfil compatível com as suas aspirações.
"Adoção é entrega, é compromisso. Nasce do desejo de exercer a maternidade ou a paternidade. Mesmo os filhos biológicos precisam ser adotados pelos pais. E isso acontece quando há entrega, quando há comprometimento com a função materna ou paterna. Então, é um encontro entre partes com o objetivo de construção de uma família", destacou Michelle Rodrigues.
Em caso de dúvidas, os postulantes devem entrar em contato com a unidade judiciária, pelo telefone (82) 3621.1955 ou pelo e-mail [email protected].
Veja também
Últimas notícias
Sobe para 12 o número de presos do Comando Vermelho durante operação em AL
Picpay é condenada a indenizar cliente que teve nome negativado indevidamente
Compras da Black Friday devem injetar mais de R$ 69 milhões em Maceió, diz Fecomércio
IBGE lança processo seletivo recorde com 9,5 mil vagas, incluindo 259 em Alagoas
Campanha do Governo de AL viraliza ao resgatar personagens icônicos da Grande Maceió
Polícia Militar de Alagoas celebra Dia da Bandeira Nacional
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
