Casal capacita corpo técnico de unidades do interior para a prática da pitometria
Técnica mensura vazão em redes e auxilia no combate a perdas de água

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Supervisão de Controle Operacional e Manutenção de Macromedição, está investindo na capacitação de seu corpo técnico das Unidades de Negócio do interior para a prática da pitometria. O curso de habilitação nessa técnica teve início na segunda-feira (5) e será concluído até o fim de outubro. A pirometria é útil no acompanhamento de diversos aspectos do fluxo de água em redes de distribuição e adutoras.
De acordo com o supervisor de perdas Wanderson da Silva, responsável por ministrar o curso, a introdução da pitometria na realidade da Empresa permite que ela supervisione o abastecimento de água sem recorrer a paralisações. “Outro benefício é o combate a vazamentos de maneira mais eficiente, porque a técnica fornece dados sobre vazão, pressão e velocidade do fluido”, explicou.
Para Filipe Carlos Braga, supervisor de Controle Operacional e Manutenção de Macromedição, esse “é o caminho para que a Casal melhore sua gestão de recursos hídricos e de infraestrutura nos trabalhos de manutenção dos sistemas de abastecimento”.
Da segunda-feira (5) até a sexta-feira (9), receberam treinamento os colaboradores das Unidades de Negócio Serrana e Bacia Leiteira. Nesta semana, a capacitação contempla os funcionários da Unidade de Negócio Agreste. No próximo dia 26, o curso chega à Unidade de Negócio Sertão e, na última semana de outubro, à Unidade de Negócio Leste.
Nas aulas, os alunos aprendem a interpretar dados e amostragens disponibilizados em softwares de medição e controle; além de utilizar e instalar equipamentos, tais quais maleta de pitometria, haste de calibração e haste de medição de vazão.
Últimas notícias

Proprietário de clínica clandestina presta depoimento no caso Claudia Pollyanne
![[Vídeo] Mulher é presa por revender produtos desviados de grande varejista em Maceió](https://img.7segundos.com.br/xVAicHIRnb7IzdCJzQBat5uftY4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-09-17-165817.png)
[Vídeo] Mulher é presa por revender produtos desviados de grande varejista em Maceió

Governo Federal reconhece situação de emergência em Cacimbinhas

Prefeitura promove, nesta sexta (19), 1º Seminário de Alfabetização de Arapiraca

Luciano Barbosa celebra nesta sexta (19) três anos do Restaurante Popular Jerimum

Falta de resposta às pesquisas econômicas pode afetar cálculo do PIB do estado
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
