Operação do MP prende ex-deputado Silas Bento e o filho no RJ
Segundo a promotoria, Silas implementou um esquema de “rachadinha” em seu gabinete. O filho dele é acusado de recolher 80% de uma ex-servidora fantasma do pai
O ex-deputado estadual do Rio, Silas Bento, e o filho dele, Vanderson Bento, foram presos na manhã desta sexta-feira (23) em uma operação do Ministério Público que apura um esquema de "rachadinha" no gabinete do político. As prisões foram em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
De acordo com a denúncia do MP, acolhida pela Justiça, Silas Bento teria embolsado a maior parte do salário de uma servidora por dois anos. Ele é réu por associação criminosa, peculato, extorsão e lavagem de dinheiro. Vanderson, que é candidato a vereador, vai responder pelos mesmos crimes, exceto lavagem de dinheiro.
A investigação aponta que a funcionária, que admitiu ser fantasma - ou seja, não aparecia para trabalhar - era obrigada a devolver parte do salário e era ameaçada na hora da arrecadação, que era feita pelo filho do parlamentar.
Em dois anos, ela disse que recebeu cerca de R$ 250 mil de salário, pagos pelos cofres da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A investigação revelou que, deste montante, 80% foi devolvido ao então deputado no esquema de rachadinha.
A servidora, Taíssa Saldanha Alves, também é alvo de mandado de busca e apreensão na operação desta sexta-feira. Ela também é ré por associação criminosa e peculato, que é desvio de dinheiro público.
A Vara Criminal determinou ainda que ela compareça mensalmente ao juízo para informar suas atividades, não mantenha contato com Silas e Vanderson, e não se ausente de Cabo Frio por mais de 10 dias.
O G1 tenta contato com a defesa do ex-deputado, do filho e da ex-servidora.
Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
