Operação do MP prende ex-deputado Silas Bento e o filho no RJ
Segundo a promotoria, Silas implementou um esquema de “rachadinha” em seu gabinete. O filho dele é acusado de recolher 80% de uma ex-servidora fantasma do pai

O ex-deputado estadual do Rio, Silas Bento, e o filho dele, Vanderson Bento, foram presos na manhã desta sexta-feira (23) em uma operação do Ministério Público que apura um esquema de "rachadinha" no gabinete do político. As prisões foram em Cabo Frio, na Região dos Lagos.
De acordo com a denúncia do MP, acolhida pela Justiça, Silas Bento teria embolsado a maior parte do salário de uma servidora por dois anos. Ele é réu por associação criminosa, peculato, extorsão e lavagem de dinheiro. Vanderson, que é candidato a vereador, vai responder pelos mesmos crimes, exceto lavagem de dinheiro.
A investigação aponta que a funcionária, que admitiu ser fantasma - ou seja, não aparecia para trabalhar - era obrigada a devolver parte do salário e era ameaçada na hora da arrecadação, que era feita pelo filho do parlamentar.
Em dois anos, ela disse que recebeu cerca de R$ 250 mil de salário, pagos pelos cofres da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). A investigação revelou que, deste montante, 80% foi devolvido ao então deputado no esquema de rachadinha.
A servidora, Taíssa Saldanha Alves, também é alvo de mandado de busca e apreensão na operação desta sexta-feira. Ela também é ré por associação criminosa e peculato, que é desvio de dinheiro público.
A Vara Criminal determinou ainda que ela compareça mensalmente ao juízo para informar suas atividades, não mantenha contato com Silas e Vanderson, e não se ausente de Cabo Frio por mais de 10 dias.
O G1 tenta contato com a defesa do ex-deputado, do filho e da ex-servidora.
Veja também
Últimas notícias

Semana da Caatinga tem início em Delmiro Gouveia com ações de educação ambiental e plantio de mudas

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
