Covid -19

Espanha tem mais de 500 mortos por coronavírus de um dia para outro

País tem quase 40 mil infectados. Região da Catalunha registra, pela primeira vez, mais casos de Covid-19 do que Madri.

Por Uol 19/11/2020 06h06
Espanha tem mais de 500 mortos por coronavírus de um dia para outro
Espanha tem mais de 500 mortos por coronavírus de um dia para outro - Foto: AFP

Na Espanha, 514 pessoas morreram desta segunda para esta terça-feira (24).

O desespero leva ao improviso. Com necrotérios saturados, uma pista de patinação no gelo está sendo usada para conservar corpos em Madri. A Espanha já registrou quase 2.700 mortes.

Militares estão desinfetando ruas e lares de idosos e erguendo hospitais de campanha. Depois de usarem um centro de convenções na capital, agora estão montando uma estrutura parecida em Barcelona. Nesta terça (24), a região da Catalunha registrou, pela primeira vez, mais casos do que a de Madri.

O país já tem quase 40 mil infectados, 14% deles são profissionais da saúde: 5.400 doentes. As autoridades reconheceram que o motivo pode ser a quantidade insuficiente de equipamentos de proteção.

Um pneumologista falou sobre ansiedade: “Quando vamos para casa, pensamos: ‘será que salvamos nossas vidas hoje ou contraímos o vírus’?”. Uma enfermeira lembrou que há muitos dias não pode dar um beijo na filha.

Funcionários de um hospital foram para a porta agradecer o apoio da população. Mas também cobraram mais responsabilidade e pediram que as pessoas fiquem em casa.

Em dez dias de isolamento obrigatório, mais de 900 espanhóis foram detidos por ir para rua sem um motivo considerado razoável. Estima-se que mais de 2,5 bilhões de pessoas no mundo todo estejam sujeitas a medidas de restrição à circulação.