Brasil

Paciente tem parada cardíaca e é reanimado no chão de UPA em Natal

O incidente foi registrado em vídeo por pacientes que estavam na UPA na noite de domingo (14)

Por G1 16/03/2021 10h10 - Atualizado em 16/03/2021 10h10
Paciente tem parada cardíaca e é reanimado no chão de UPA em Natal
UPA de Cidade Satélite , zona sul de Natal - Foto: Geraldo Jerônimo / Intertv Cabugi

Na noite do último domingo (14), um paciente sofreu uma parada cardiorrespiratória enquanto esperava atendimento na UPA Sul, no Conjunto Cidade Satélite, na zona sul de Natal, e precisou ser reanimado no chão da unidade porque não havia leito. O incidente foi registrado em vídeo por pacientes que estavam na UPA e presenciaram o fato.

O vídeo mostra o momento em que um médico e outros profissionais de saúde fazem massagem cardíaca no paciente. De acordo com testemunhas, pelos menos três pacientes tiveram paradas cardiorrespiratórias ao mesmo tempo. A unidade também estava sem ventilador mecânico suficiente para intubar os pacientes mais graves.

A Secretaria de Saúde de Natal informou que a UPA de Cidade Satélite atende atualmente com 240% da capacidade. Somente na unidade, 11 pacientes esperam por leito de UTI. A pasta atribui a superlotação ao fechamento da UPA de Parnamirim, na semana passada. O estado de saúde dos pacientes não foi divulgado, segundo a secretaria, porque não havia autorização dos familiares.

Ainda de acordo com o município, foram abertos 24 leitos de UTI e 31 de enfermaria para Covid-19 no Hospital Municipal. Outros 30 leitos de enfermaria serão abertos até a próxima sexta-feira.

Nesta segunda-feira (16), pela primeira vez, o Rio Grande do Norte registrou mais de mil pessoas internadas com Covid-19 desde o início da pandemia.

Os pacientes afirmaram ainda que durante a noite de domingo (14), não havia profissionais de saúde e maqueiros em quantidade suficiente no momento do ocorrido. Por causa da situação crítica na UPA, o atendimento chegou a ser suspenso. De acordo com as pessoas que procuraram a unidade, toda a equipe médica da UPA foi deslocada para atender os três pacientes que tiveram paradas respiratórias.

O autônomo Jaedson Silva, procurou a unidade porque estava com febre e pressão alta. Ficou sem saber se conseguiria atendimento, mesmo esperando mais de duas horas. “Eu fui classificado como vermelho, como prioridade, mas eu não posso ficar esperando, porque eu não sei se eu vou ser atendido. Estou com pressão alta, com febre, e não sei se vai ter atendimento ou não. Eu vou esperar uma meia hora para ver se eu vou ser atendido, se não, eu vou voltar pra casa e vou amanhã em outro hospital”, disse.

Por volta das 22h ambulâncias do Samu iniciaram a transferência de pacientes para outras unidades de saúde. Profissionais de saúde também foram convocados para dar apoio aos demais.