Cerca de 10 crianças são diagnosticadas todos os dias com covid-19, em Alagoas
Nos últimos 12 meses, 14 crianças de 0 a 9 anos faleceram por complicações ocasionadas pela doença
O diagnóstico de 14 bebês confirmados e dois suspeitos de terem contraído Covid-19, internados na UTI Neonatal da Maternidade Santa Mônica, resultou no isolamento da unidade esta semana, e trouxe um alerta sobre contágio da doença em crianças.
Em Alagoas, o número total de crianças de até 9 anos que foram contaminadas com a Covid-19 estabelece uma média de, aproximadamente, 10 infecções por dia nos últimos 12 meses. É o que informa o Painel Covid-19, página que armazena informações da Secretaria de Estado da Saúde. A análise, feita pela Agência Tatu, abrange o período entre os dias 08 de março de 2020 e 10 de março de 2021.
Poucos dias após um ano da confirmação do primeiro caso do novo coronavírus no estado, 3.903 crianças de até 9 anos de idade já contraíram a doença. Desse total, 1.036 casos foram confirmados desde janeiro, ou seja, 26% dos casos são dos três primeiros meses deste ano.
Marcos Bruno Monteiro, pediatra do HGE e docente de Medicina no Cesmac, ressalta ainda que nesta época do ano os casos de síndrome gripais são mais comuns.
Nas últimas 24 horas, foram confirmados 30 novos casos nesta faixa etária: 20 meninas e 10 meninos. “Crianças são mais difíceis de conscientizar das medidas de cuidados e distanciamento. Querem abraçar e brincar com os amigos de sala. Talvez o que falta é a consciência dos pais em não deixar seus filhos com sintomas gripais irem à escola. Subestimar esses sintomas e permitir que eles entrem em contato com outros escolares e professores, difunde mais o vírus e ficaremos neste ciclo de pandemia”, reforça o pediatra.
Do total de crianças que contraíram Covid-19, 14 faleceram por complicações ocasionadas pela doença. Dessas, oito eram do sexo masculino e seis do sexo feminino. Ainda segundo os dados, essa faixa etária representa 2,84% dos 137.339 casos totais que foram confirmados em Alagoas até o momento.
A análise apresenta que as crianças de até 9 anos de idade são consideradas a segunda faixa etária que menos contraiu Covid-19, atrás apenas da faixa etária de pessoas com 80 anos ou mais, que representa 2,21% do total geral de casos confirmados.
O Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece a divisão etária entre crianças como sendo uma pessoa de 0 a 12 anos de idade. O Painel Covid-19 estabelece a contagem de faixas etárias a cada dez anos percorridos. Por isso, a reportagem da Agência Tatu escolheu não utilizar os dados da faixa etária seguinte (10 a 19 anos), uma vez que não envolveriam apenas crianças.
É importante destacar que para casos leves de covid-19, é necessário cuidar dos sintomas e manter a criança e a família em isolamento social por 14 dias. “Casos moderados a graves devem procurar qualquer serviço de Pronto Atendimento de imediato, seja ele UPA ou Hospital, não retardando a primeira avaliação do quadro”, finaliza o pediatra Marcos Brunno.
Veja também
Últimas notícias
Bolsa supera os 162 mil pontos com dados de desaceleração da economia
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
