CPI da Covid: Rodrigo Cunha diz que não existe suspeição parcial e critica posição de Renan Calheiros
Rodrigo Cunha vem defendendo publicamente que a CPI da Covid
O senador Rodrigo Cunha (PSDB) reagiu no começo da noite desta sexta-feira (23) ao posicionamento do senador Renan Calheiros (MDB), que se declarou “parcial” para tratar qualquer tema da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 que envolva o Estado de Alagoas, onde seu filho é governador. Cunha foi um dos primeiros a se pronunciar alegando que Renan Calheiros deveria declarar sua suspeição e não assumir a relatoria da CPI no Senado.
“Não existe suspeição parcial. Repito o que venho dizendo: para manter a imparcialidade da CPI da Covid, o senador Renan não pode ser o seu relator, simplesmente porque a investigação da CPI pode chegar em fatos relativos ao governo de Alagoas, onde Renan Filho é o governador. Esta afirmação de uma suspeição parcial desafia a inteligência do nosso povo. Não existe suspeição em fatias. Ou há suspeição, ou não há”, disse Rodrigo.
Rodrigo Cunha vem defendendo publicamente que a CPI da Covid também investigue o caso dos estados que compraram, pagaram, mas não receberam respiradores vendidos pelo chamado Consórcio Nordeste. Em 2020 o Governo de Alagoas teria comprado 80 respiradores para uso nos hospitais voltados ao combate à Covid-19, mas não recebeu os equipamentos e somente foi ressarcido em parte pelo prejuízo.
A afirmação de Renan Calheiros foi divulgada pelo parlamentar em seu perfil nas redes sociais, na tarde desta sexta-feira. “Desde já me declaro parcial para tratar qualquer tema na CPI que envolva Alagoas. Não relatarei ou votarei. Não há sequer indícios quanto ao estado, mas a minha suspeição antecipada é decisão de foro íntimo”, escreveu Renan.
“Antes de sequer começar as investigações, o provável relator da CPI da Covid parece já ter concluído que não há indícios de irregularidades envolvendo o Estado de Alagoas. Já começou mal esta futura relatoria. A CPI precisa ser transparente. São mais de 380 mil mortos, denúncias de corrupção, falta de vacinas, de insumos para tratamento. Esta CPI precisa acima de tudo de seriedade e rigor, sem politicagem”, concluiu Rodrigo Cunha.
Veja também
Últimas notícias
Morre o jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos, em SP
Relator da dosimetria protocola novo projeto de anistia no Senado
Comissão de Orçamento discute apreciação da Lei Orçamentária Anual de Maceió
Carro capota entre Junqueiro e Teotônio Vilela e mobiliza Bombeiros e Samu
Polícia divulga imagens de suspeitos de tentativa de homicídio no Tabuleiro
Natal Premiado movimenta R$ 30 milhões no comércio alagoano; confira os ganhadores
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
