Inglês usa detector de metais e acha antiguidades de Roma e dos vikings
Ele descobriu-se que esses itens haviam sido roubados em 2017, e, ao invés de vendê-los, Charles decidiu devolvê-los ao dono antigo

Há quem acredite em sorte de principiante. Charles Cartwright provavelmente é uma dessas pessoas.
O inglês estava usando seu detector de metais pela primeira vez, na divisa entre Worcestershire e Herefordshire, quando o aparelho apitou e revelou a presença de 271 artefatos milenares. Entretanto, descobriu-se que esses itens haviam sido roubados em 2017, e, ao invés de vendê-los pelo valor estimado em 5,5 mil libras (cerca de R$ 41 mil), Charles decidiu devolvê-los ao dono antigo.
O homem de 43 anos já havia tentado achar alguma coisa "por horas" até o momento em que o detector de metais apitou pela primeira vez. Ao ver os sinais de uma mistura de ouro com ferro, ele pensou que havia obtido uma leitura falsa, mas, assim que fincou uma pá de 30 cm na terra, ele sentiu o tesouro.
Os artefatos, todavia, estavam escondidos dentro de uma sacola de supermercado, dando a impressão de que haviam sido roubados. Assim sendo, conforme relatado pelo jornal Daily Mail, Charles imediatamente entrou em contato com o dono das terras em que estava e com a polícia local.
A investigação policial, então, analisou os itens e descobriu que eles haviam sido roubados de um colecionador em 2017. Entre os 271 artefatos, a sacola continha miniaturas egípcias e joias romanas e dos vikings, além de diversos itens milenares da era do bronze.
"Disseram-me que [todos juntos] valem 5,5 mil libras (cerca de R$ 41 mil) e são itens antigos, mas não de alto valor", disse Charles, ao Daily Mail. "Foi incrível encontrar algo tão antigo na minha primeira tentativa e minha prioridade era devolvê-los à polícia o mais rápido que pudesse."
Apesar de não ter pedido nenhuma recompensa pelo tesouro, Charles ficou feliz em ter achado vestígios de civilizações antigas:
'Foi um verdadeiro privilégio ter algo tão antigo e histórico em minhas mãos, mesmo que apenas por algumas horas. Eles poderiam ter ficado lá por mil anos se eu não tivesse passado com o detector de metais, foi uma sorte incrível.".
Caso o dono dos itens não houvesse sido identificado, os itens iriam para um museu. Mas a polícia pôde encontrá-lo, e ele decidiu se reunir com Charles para agradecê-lo pela eureka.
"Estou tão contente de receber esses itens de volta, nós mesmos tínhamos residido que não os receberíamos de volta, pois eles já estavam fora há tanto tempo, você simplesmente nem pensa mais sobre eles serem devolvidos", relatou o homem, que preferiu preservar seu anonimato.
Veja também
Últimas notícias

Especialistas do Hospital Dr. Ib Gatto atuam para prevenir úlceras por pressão em pacientes

Prefeita conquista implantação de Posto de Atendimento da Receita Federal em Novo Lino

Capítulo bíblico estampa embalagens de 900 kg de maconha apreendidas em São Sebastião

Interarte promete agitar cena cultural em Maragogi nesta quarta (24)

Polícia Civil divulga imagens para identificar suspeitos de furtos, em Maceió

'Nenê da Touca' morre nesta terça-feira (23), em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
