Marx Beltrão defende internet 5G grátis nas escolas e indica pedido ao Ministério das Comunicações
Para o deputado, o problema da falta de acesso à internet pelas escolas públicas precisa ser solucionado

O Brasil deve viver em breve uma nova era no acesso à internet. O Ministério das Comunicações deve realizar ainda em 2021 o leilão da chamada Internet 5G. Chamada de quinta geração de acesso à internet, o 5G irá trazer mais velocidade de conexão para downloads e uploads em aparelhos móveis com uma cobertura mais ampla e uma conexão mais estável. Sua chegada, porém, promete ir muito além de simplesmente melhorar as redes 3G e 4G atuais, e deve revolucionar o acesso à internet em todo o país.
E o deputado federal Marx Beltrão (PSD), vem lutando para que os benefícios do 5G, quando acessíveis, sejam implantados também em benefício das escolas e da educação pública dos mais de 5 mil municípios brasileiros e 102 de alagoanos. Em uma indicação assinada pelo parlamentar (INC nº 708/2021) e destinada ao ministro das Comunicações Fábio Farias, Marx Beltrão pede para que o edital do leilão do 5G no país tenha a previsão de que os vencedores da licitação instalem, sem custos, internet de alta velocidade em todas as escolas do Brasil.
“No Brasil, infelizmente, cerca de 30% das mais de 140 mil escolas públicas brasileiras ainda não contam com nenhum tipo de acesso à internet. Neste sentido, uma vez que o leilão do 5G pode arrecadar cerca de R$ 40 bilhões, seria adequado, em face da carência de internet nas escolas públicas, colocar no edital uma obrigação para que as empresas vencedoras conectem à internet todas as escolas públicas ainda sem internet em suas respectivas áreas de concessão. No nosso entendimento, é imprescindível que as escolas estejam contempladas de forma explícita no edital com previsão de receberem sem custos internet 5G” diz um trecho da Indicação protocolada por Marx Beltrão.
A primeira e principal mudança que o 5G trará na internet do Brasil está de fato na velocidade, 10 a 20 vezes maior na 5G em comparação às redes atuais, usando faixas de frequência mais altas e com capacidade maior. Assim, um download que hoje leva de 35 minutos a 1 hora através das conexões atuais, com a nova tecnologia se dará em segundos – e a experiência do usuário será aprimorada por completo. O 5G abrirá o caminho para salas de aula mais inteligentes (e remotas) baseadas em plataformas de aprendizagem de realidade mista. E isso vem de encontro à aplicação de aprendizagens eficazes em ambientes digitais.
“Se as operadoras vão ter ganhos imensos financeiros com o 5G, a educação nacional precisa ter acesso a estes benefícios. A educação, principalmente na pandemia, viu a necessidade de estar linkada à estratégias de ensino remoto. E para além disso, esta falta de acesso à internet pelas escolas públicas precisa ser solucionado de uma vez por todas. Se a internet está entrando em uma fase ainda mais avançada, nossos estudantes merecem fazer parte desse momento, pois o futuro pertence a eles”, concluiu Marx Beltrão.
Veja também
Últimas notícias

Jovem de 24 anos fica ferido após ser baleado em tentativa de homicídio em Arapiraca

Adolescente de 13 anos morre após ser baleado em trevo de Igaci

Fábio Costa acusa presidente da Câmara em exercício de ameaçar deputados com suspensão de mandato

Homem é preso por estuprar sobrinha-neta de 7 anos em Canapi
Rico Melquiades é levado à delegacia após confusão em loja de móveis em Maceió

Comoção marca velório e sepultamento do ex-prefeito Marcelo Lima em Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
