Baixo São Francisco

Roberta Dias será sepultada na quarta (21) em Piaçabuçu, informa a família

Mãe da jovem divulga decisão da família alguns dias após exames confirmarem que ossada encontrada em área de praia são da estudante

Por 7Segundos 18/07/2021 17h05 - Atualizado em 26/07/2021 19h07
Roberta Dias será sepultada na quarta (21) em Piaçabuçu, informa a família
Família vai poder sepultar Roberta Dias após 9 anos - Foto: Reprodução

A família de Roberta Dias divulgou uma nota através de uma postagem em rede social informando que o sepultamento da jovem estudante será realizado na próxima quarta-feira (21), em Piaçabuçu, cidade de origem da família.

Mônica Reis, mãe de Roberta Dias, viveu uma semana cheia de expectativas em torno do resultado do exame de DNA que confirmou que um crânio humano e uma ossada que estavam enterrados em um terreno numa praia em Piaçabuçu, Litoral Sul de Alagoas, são da estudante Roberta Dias. O crânio e a ossada foram encontrados em abril deste ano por moradores da região.

Cortejo


De acordo com as informações divulgadas por Mônica Reis, mãe de Roberta Dias, o cortejo deverá chegar à cidade de Penedo por volta das 08:40hs da manhã do dia 21,seguindo para a funerária Santa Luzia, onde permanecerá por alguns instantes para um momento de orações.

De acordo com Mônica reis, a previsão é que às 09:00hs da manhã o cortejo siga em direção à cidade de Piaçabuçu, onde vai ocorrer o sepultamento.

“Mônica Reis e família convidam parentes e amigos para o sepultamento de Roberta Dias”, diz a postagem divulgada pela mãe de Roberta que há muito tempo espera ansiosa por esse momento.

Postagem informa programação do sepultamento de Roberta Dias. Foto: cortesia/reprodução

Quando os restos mortais de Roberta Dias foram encontrados há 3 meses, a mãe de Roberta falou ao Portal7Segundos sobre a expectativa em torno dos exames que ainda seriam realizados pelo Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística de Alagoas com o material coletado.

“Ainda quero poder fazer o sepultamento de minha filha, tenho esperança que vou conseguir realizar esse desejo ”, dizia Mônica Reis à época.

O laudo do Laboratório de Genética Forense confirmando que a ossada encontrada em Piaçabuçu pertence à Roberta Dias foi divulgado no dia 14 de julho. Desde então, a mãe de Roberta Dias e outros parentes da jovem correm para resolver o mais rápido possível todas as questões burocráticas para que o material recolhido ao IML de Arapiraca seja liberado para a família.

O caso

Roberta Dias tinha 18 anos quando foi vista pela última vez em 11 de abril de 2012 após sair de casa para fazer uma consulta de pré-natal. Roberta estava grávida do namorado, que na época tinha 17 anos.

Só que ela não chegou ao destino. Conforme as investigações policiais à época, a família do namorado não aprovava o relacionamento e a mãe dele teria tentado convencer Roberta a fazer um aborto. Por conta disso, ela foi considerada a primeira suspeita do desaparecimento.

As investigações sobre o caso foram presididas por vários delegados e tiveram vários suspeitos investigados e descartados. O pai de Roberta Dias, Ademir Dias, que buscava justiça e exigia a elucidação do crime, foi executado em um ponto de ônibus na zona rural de Piaçabuçu em 2014.

O desaparecimento de Roberta Dias, no entanto, só começou a ser esclarecido em 2018, após o vazamento de um áudio periciado pela Polícia Federal em que Karlo Bruno, amigo de Saulo Araújo, namorado de Roberta Dias e pai da criança que ela esperava, relata como ele teria matado e enterrado o corpo da jovem, com a ajuda de Saulo.

Entre os detalhes revelados na gravação, ele conta como Saulo fez para encontrar a jovem antes de Roberta Dias chegar ao posto de saúde e como ela foi convencida a sair com ele para conversar.

Além disso, o áudio de Karlo Bruno revela detalhes sobre a forma como Roberta Dias foi assassinada e onde eles enterraram o corpo, em uma área de praia deserta em Pìaçabuçu.

Justiça


Um outro desejo da família de Roberta Dias é que a justiça seja feita. Após a confirmação que a ossada encontrada é da jovem estudante, o caso ganha novos direcionamentos.

A Justiça designou para o próximo dia 27 de julho uma audiência para que os réus possam ser ouvidos. A audiência está marcada para o Fórum de Penedo e será presidida pelo magistrado Nelson Fernando de Medeiros Martins, titular da 4ª Vara Criminal de Penedo.

Essa será a primeira vez em que Karlo Bruno Pereira Tavares, considerado autor material do crime, e Mary Jane Araújo Santos, mãe de Saulo, namorado de Roberta Dias à época, considerada autora intelectual do crime, serão ouvidos na condição de réus.

Com a identificação dos restos mortais de Roberta Dias, encontrados em abril deste ano na praia do Peba, em Piaçabuçu, o caso ganha uma nova conjuntura, pois deixa de ser um desaparecimento e passa a ser homicídio.

De acordo com o delegado Fernando Lustosa, responsável pelo caso, agora o Ministério Público Estadual terá todas as condições de dar continuidade ao processo judicial, já que às investigações agora possuem a materialidade do crime, com a confirmação de que a ossada encontrada pertence, de fato, a Roberta Dias.