Mundo

Príncipe Andrew é processado por abuso de menor de idade

Filho da rainha Elizabeth é investigado no caso Epstein. Pivô do escândalo cometeu suicídio na cadeia

Por G1 10/08/2021 10h10 - Atualizado em 10/08/2021 10h10
Príncipe Andrew é processado por abuso de menor de idade
O príncipe Andrew, da Grã-Bretanha, comparece à Capela Real de Todos os Santos, em Royal Lodge, Windsor, após o anúncio da morte de seu pai, o Príncipe Philip, em 11 de abril de 2021 - Foto: Steve Par

Virginia Giuffre, que acusa o príncipe Andrew de ter abusado dela quando tinha 17 anos, por meio de uma rede de tráfico sexual de Jeffrey Epstein, entrou na segunda-feira (9) com um processo contra o filho da rainha Elizabeth II em Nova York, nos Estados Unidos.

Giuffre afirma no processo que o duque de York, segundo filho da rainha da Inglaterra e do príncipe Phillip, que morreu aos 99 anos em abril, é "um dos homens poderosos" a quem foi "entregue para fins sexuais".

Os fatos ocorreram entre 2000 e 2002, inclusive quando ela era menor de idade, e aconteceram através da extensa rede de tráfico sexual pela qual Epstein foi preso. Em meio ao escândalo, o bilionário se matou em uma prisão de Manhattan em 2019 .

Os advogados de Giuffre entraram com o processo no tribunal federal de Manhattan. O documento diz que o príncipe abusou sexualmente da vítima na casa da socialite britânica e ex-namorada de Epstein, Ghislaine Maxwell, em Londres, e nas casas de Epstein em Manhattan e em Little St. James.

"Responsabilizo o príncipe Andrew pelo que me fez. Os ricos e poderosos não estão isentos de prestar contas", afirmou Giuffre. "Espero que outras vítimas vejam que é possível não viver no silêncio e no medo".

Segundo acusações de diversas vítimas, Epstein atraía meninas para casas de luxo em Nova York e na Flórida e as pagava por atos sexuais. O bilionário tinha ligação com Donald Trump, ex-presidente dos EUA, e era amigo do príncipe Andrew.

Epstein já havia sido investigado em 2005, na Flórida, após a polícia de Palm Beach receber denúncias de que Epstein havia abusado sexualmente de garotas menores em sua mansão.

Mas o bilionário fechou um acordo para se declarar culpado por uma acusação menor, de prostituição, e cumpriu uma pena de 13 meses de prisão em que foi autorizado a sair durante o dia para trabalhar.

Andrew e a namorada de Epstein

O príncipe Andrew negou as acusações em entrevista concedida à BBC em novembro de 2019.

O irmão do príncipe Charles chegou a expressar dúvidas sobre a autenticidade de uma foto na qual aparece com Giuffre e, ao fundo, Ghislaine Maxwell, que segue presa pelo caso Epstein.

Maxwell é ex-namorada de Jeffrey Epstein e foi detida e acusada de aliciar meninas — o que ela nega. A ex-namorada de Epstein também chamou o príncipe Andrew de "mentiroso".

Apesar de negar seu envolvimento na rede de tráfico sexual de Epstein, o príncipe Andrew se retirou da vida pública após o escândalo.

Em fevereiro de 2020, o duque de York decidiu renunciar a uma promoção militar que receberia por completar 60 anos.