Reunião no HE do Agreste debate fluxo de prevenção e combate à violência sexual em Alagoas
Reunião contou com a participação de representantes de diversas instituições de proteção às vítimas de violência sexual

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, realizou uma importante reunião, que contou com representantes de várias instituições de prevenção e proteção a vítimas de violência sexual em Alagoas. O objetivo foi tratar de parcerias e garantir atendimento dinamizado e qualificado.
A reunião, que aconteceu no auditório do HE do Agreste, contou com integrantes da Rede de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (RAVVS), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O encontro também contou com representantes da Secretaria de Estado da Prevenção à Violência (Seprev), Secretarias de Saúde e de Assistência Social de Arapiraca, Conselho Tutelar, representantes do Instituto Médico Legal (IML) e do próprio HEA.
O encontro trouxe a possibilidade de diversos serviços terem a oportunidade de se integrar e entender como o sistema pode funcionar entrelaçado, no combate à violência sexual em crianças, adolescentes e mulheres. Também foi explicitado como pode ser o acompanhamento jurídico, psicológico e de assistência social para as vítimas.
“Foi um momento de fortalecimento intersetorial. É importante ressaltar a importância de cada instituição envolvida e a participação e interesse delas em enviar representantes para a construção deste fluxo de atendimento, que vai melhorar, ainda mais, a atenção às vítimas de violência sexual”, disse Camille Wanderley, coordenadora da RAVVS.

Dinâmica fez equipes de profissionais apontarem demandas e acertos no sistema de atendimentoPara um engajamento ainda maior entre as instituições, uma dinâmica de grupo foi proposta para cada equipe ter a oportunidade de se expressar, identificando fortalezas, ameaças, oportunidades e fragilidades do sistema. “Reunião muito boa para entender as demandas dos setores e começar a montar um fluxo para a população saber o que fazer e pra onde ir em caso de algum parente sofrer violência sexual. As instituições precisam funcionar em sintonia”, confirmou a enfermeira Fernanda Albuquerque, coordenadora do setor de Atenção às Vítimas de Violência Sexual do HE do Agreste.
O HE do Agreste recebe pessoas provenientes de 52 municípios do interior alagoano. A Sala Lilás, como é chamado o espaço destinado a pacientes vítimas de violência sexual, conta com médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo, proporcionando um acolhimento humanizado e com sensibilidade.
A proposta é envolver outros órgãos governamentais e entidades para colaborar neste fluxo de informações e atendimentos. “Esta construção vai envolver municípios, segurança pública, Justiça, para que a população tenha acesso a serviços especializados”, salientou Camille Wanderley.
Últimas notícias

Banda da PM leva boa música para União dos Palmares em edição do Caravana Musical

Homem é conduzido à delegacia após ameaçar e agredir líder de acampamento em Arapiraca

Treinamento com cães da PM leva à apreensão de drogas e munições em Arapiraca

Mais de cinco mil estudantes participam da primeira fase da Olimpíada Alagoana de Matemática

Secretaria do Trabalho divulga 2.517 vagas de emprego disponíveis esta semana no Sine Alagoas

Gasolina recua no início de agosto após nova proporção de etanol (E30) entrar em vigor
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
