Produtores rurais alagoanos são apresentados a tecnologias agrícolas de baixa emissão de carbono
O Programa tem previsão de capacitar 600 especialistas e acontecerá no Clube ABC, em Batalha

O Projeto Rural Sustentável Caatinga, em parceria com organizações de Alagoas e Sergipe, coloca em prática ações para adoção de Tecnologias Agrícolas de Baixo Carbono, em parceria com seis Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis-APL. O Programa, que tem previsão de capacitar 600 especialistas, será apresentado na próxima quinta-feira, dia 25, às 8h, na sede do Clube ABC, em Batalha-AL, no Sertão alagoano.
As organizações parceiras são FUNPET, Instituto Terra Viva, Instituto Irmã Dorothy-IRDA e SERTA, em Alagoas, a Agendha e o Centro Dom José Brandão de Castro-CDJBC, em Sergipe. Na ação estão envolvidas cooperativas e associações produtivas, formadas por pequenos produtores rurais.
O Encontro dura três dias, de 23 a 25 de novembro, para apresentação da equipe de coordenação e das entidades, além da definição de estratégia de atuação e elaboração de plano de trabalho, para orientação na implementação de tecnologias de baixo carbono. Todas as atividades atendem às medidas de segurança para evitar o contágio pelo novo Coronavírus, com distanciamento, uso de máscara e álcool em gel.
O PRS Caatinga trabalha para evitar as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), combater a pobreza e aumentar a renda de produtores no semiárido. A iniciativa começou em 2020 e investiu na qualificação de organizações prestadoras de serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como estratégia para qualificar o trabalho destes profissionais, que compartilham novos conhecimentos com os produtores.
Em parceria com Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), foi realizado o curso de especialização “Tecnologias de Baixa Emissão de Carbono: Fortalecendo a Convivência com o Semiárido”. Agora, após a sua conclusão, os novos especialistas irão apoiar organizações na implementação de Arranjos Produtivos Locais Sustentáveis, em 37 municípios de cinco estados - Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Sergipe.
“O objetivo é chegar na ponta, na propriedade, no pequeno agricultor, e levar esses novos conhecimentos, mostrando para eles como as tecnologias de baixo carbono se dão na prática. Com o apoio às organizações estamos oferecendo assistência técnica qualificada”, disse Pedro Leitão, diretor do PRS Caatinga.
Sobre o PRS Caatinga
O Projeto Rural Sustentável Caatinga é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional para o Clima do Governo do Reino Unido, em cooperação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), tendo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) como beneficiário institucional. A execução do PRS Caatinga é realizada pela Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS).

Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta quarta-feira (02)

Prefeitura de Palmeira encerra mês de homenagens às mulheres com primeira edição da “Caminhada Delas”

Caminhoneiro é vítima de emboscada na rodovia BR-101, em Porto Real do Colégio

Polícia Rodoviária Federal recupera moto de homem vítima de estelionato em União dos Palmares

Restaurante Popular de Arapiraca bate recorde de refeições servidas em único dia

Corpo de idoso é encontrado em estado de decomposição dentro de residência em Limoeiro de Anadia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
