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Coordenadora do CadÚnico destaca agendamento nos CRAS para facilitar beneficiários de Arapiraca

Em Arapiraca são 9 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para facilitar a vida dos beneficiários a cidade

Por 7Segundos 20/01/2022 13h01 - Atualizado em 20/01/2022 13h01
Coordenadora do CadÚnico destaca agendamento nos CRAS para facilitar beneficiários de Arapiraca
Coordenadora do CadÚnico Arapiraca explica o agendamento nos CRAS da cidade - Foto: Fábio Lopes / 7 Segundos

Evitar filas, acordar cedo sem necessidade e ir até o Centro da cidade para agendar o atendimento no Cadastro Único (CadÚnico), em Arapiraca, não é mais necessário. Para facilitar a vida dos beneficiários dos programas de benefício de renda, o agendamento está sendo feito nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de abrangência nos bairros da cidade.

A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (20), ao Portal 7Segundos, pela coordenadora do CadÚnico, Fabiana Santos da Silva. Ela afirmou que mais de 35 mil famílias recebem os benefícios dos programas sociais como o Bolsa Família, que agora se chama Auxílio Brasil.

Além desse programa, cerca de 8.800 famílias também são beneficiadas com o BPC (Benefício de Prestação Continuada), do Governo Federal, previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e que repassa um salário mínimo à pessoa idosa com idade igual ou superior a 65 anos. Como também a uma pessoa com deficiência de qualquer idade, que é prioridade.


‘Além de o CRAS ficar mais próximo da casa do beneficiário, a pessoa evitará pagar transporte e se deslocar da sua casa para o CadÚnico sem necessidade. O beneficiário tem essa oportunidade de fazer o agendamento no CRAS e só precisar vir para cá na data em que for atendimento”, explicou Fabiana da Silva.

Segundo a coordenadora do CadÚnico, a iniciativa da Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é dar continuidade ao recadastramento das pessoas que recebem os benefícios dos programas sociais e que, devido à pandemia não realizaram a atualização dos dados pessoas e muitos tiveram os benefícios suspensos.

“Tivemos uma demanda muito grande, mas a atualização dos dados cadastrais está sendo normalizada e com isso, as pessoas só precisarão vir para o CadÚnico no momento do seu atendimento”, tranquilizou Fabiana Santos da Silva.


Ela explicou, ainda, que apenas os moradores da região central de Arapiraca é que devem procurar o CadÚnico, uma vez que essas pessoas não são de abrangência dos CRAS. Mais de 200 pessoas são atendidas por dia, no órgão, que funciona das 7h30 da manhã às 16 horas, na Avenida Rio Branco, no prédio da antiga Câmara Municipal de Arapiraca.

Veja a entrevista da coordenadora do CadÚnico ao 7Segundos: