Covid -19

Secretaria de Saúde de Arapiraca lança carta aberta à sociedade sobre aumento de casos de síndromes gripais

Quando analisadas a última semana de dezembro e a segunda semana de janeiro, o aumento é de mais de 1800%

Por 7Segundos com Assessoria 20/01/2022 16h04
Secretaria de Saúde de Arapiraca lança carta aberta à sociedade sobre aumento de casos de síndromes gripais
Centro Administrativo Municipal - Foto: Pablício Vieira/Ascom Arapiraca

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, nessa quinta-feira (20), uma carta aberta à sociedade, voltada principalmente ao empresariado local, sobre a importância de redobrar os cuidados sanitários de prevenção à Covid-19 e a Influenza H3N2.

Semanalmente, a Secretaria Municipal de Saúde publica o Boletim Epidemiológico de síndromes gripais. Dentre os principais dados divulgados, está o aumento significativo nos casos positivos de Covid-19 em Arapiraca, quando feita a comparação da última semana de 2021 e as duas primeiras de 2022.

No último boletim de dezembro, foram registrados apenas 3 casos positivados de Covid-19. O número saltou para 17 na primeira semana de 2022 e, em seguida, para 56 casos.

Quando analisadas a última semana de dezembro e a segunda semana de janeiro, o aumento é de mais de 1800%.

A carta aberta é assinada pela Secretária Municipal de Saúde, médica infectologista Luciana Fonseca; pela superintendente de Vigilância em Saúde, Aglaí Tojal; e pela coordenadora de Prevenção à Saúde, Fátima Ramalho.

A todos os arapiraquenses…

Primeiramente, registramos aqui o nosso sentimento de pesar às famílias que sofreram a perda de entes queridos vitimados pela Covid-19. É sabido que muitas pessoas tiveram as vidas ceifadas por essa pandemia e a dor do nosso semelhante também é nossa. Assim, expressamos nossa solidariedade a toda forma de sofrimento decorrente dessa doença. Desejamos que recebam o nosso afeto, carinho e conforto neste momento tão difícil.

O Brasil, e consequentemente o estado de Alagoas, está sendo afligido pela Pandemia da Covid-19 e agora pelo surto da Influenza, e é preciso reagir em prevenção para evitarmos o bloqueio e fechamento de tudo novamente. Ainda sabemos pouco sobre essas doenças, mas com algumas informações científicas e agora com as vacinas contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2), podemos então avançar nas providências de combate à doença.

O aumento de casos de infecções pelo vírus influenza no último trimestre deste ano tem atraído atenção para uma velha conhecida da humanidade. A gripe, como é chamada popularmente, tem gerado surtos regionais pelo país, impulsionado pela introdução de uma nova cepa do subtipo A (H3N2).

O vírus H3N2 é uma variante do vírus Influenza A, que é um dos principais responsáveis pela gripe comum e pelos resfriados, sendo facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirro. Dessa forma, pelo fato de a influenza ser um vírus respiratório, assim como o que causa a Covid-19, a prevenção contra ele ocorre da mesma forma, ou seja, com distanciamento físico entre as pessoas, uso de máscara e higiene das mãos.

Pensando nisso, decidimos, em conjunto, intensificar as ações de promoção e prevenção à saúde. Desde já, gostaríamos de contar com a ajuda de todos vocês para enfrentarmos juntos essa luta. Então, listamos abaixo algumas medidas obrigatórias de prevenção que todos devem tomar no combate a essas doenças nos setores de comércios e serviços:

Exigir o uso adequado de máscaras para a entrada e permanência no interior do estabelecimento;
Garantir condutas adequadas de higiene pessoal e controle de saúde dos colaboradores;
Disponibilizar lavatório com água corrente, sabonete líquido, toalhas de papel e lixeira, álcool a 70% e cartazes de orientação;
Limitar a entrada de clientes proporcional ao espaço físico do ambiente para evitar aglomerações, e possibilitar distância mínima de 1,5m nas filas dos caixas e corredores;
Desinfetar, várias vezes ao dia, das superfícies e objetos tocados com frequência;
Comprovar e/ou exigir o cartão de vacina dos funcionários e clientes devidamente atualizados.

Pedimos que atendam ao nosso apelo e tomem medidas rápidas para diminuir o número devastador de vidas perdidas por estas doenças avassaladoras.