Arapiraca

Após matéria do Portal 7Segundos, Procon Arapiraca cobra acessibilidade em estabelecimentos comerciais

Dentre as ações realizadas está a cobrança de cardápios em braile para facilitar o atendimento a cegos

Por 7Segundos 22/01/2022 08h08
Após matéria do Portal 7Segundos, Procon Arapiraca cobra acessibilidade em estabelecimentos comerciais
Após matéria do Portal 7Segundos, Procon Arapiraca cobra acessibilidade em estabelecimentos comerciais - Foto: Assessoria

Inclusão e acessibilidade são constantemente pautas do Portal 7Segundos. Em meados de dezembro, contamos por aqui sobre a dificuldade que deficientes visuais tem em bares e restaurantes, devido à falta de cardápios adaptados em braille. Após a repercussão do material, o Procon Arapiraca realizou uma mega operação na Capital do Agreste alagoano para cobrar acessibilidade aos estabelecimentos comerciais.

De acordo com a assessoria de comunicação do Procon Arapiraca, durante todo o mês de janeiro, bancos, bares, lojas e restaurantes passarão por ações educativas, que estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.

Durante a ação, os órgãos municipais estão fiscalizando e orientando os estabelecimentos com objetivo de garantir respeito à legislação de consumo que protege os direitos da pessoa com deficiência.

Agentes do Procon e o setor de braille da Cultura começaram fiscalizando estabelecimentos no Shopping de Arapiraca. Eles foram orientados para respeitar o atendimento prioritário e a instalarem equipamentos e caixas acessíveis.

As equipes mostraram aos fornecedores as exigências legais e a importância do cumprimento da lei, que prevê atendimento prioritário à pessoa com deficiência no Arapiraca, reserva de mesa e cardápio em braile em bares e restaurantes.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellignton Magalhães, a garantia da acessibilidade nos comércios de é duplamente vantajosa.

“Construir estabelecimentos comerciais acessíveis é incluir pessoas com deficiência na sociedade. O superintendente de Cultura, José Wilson Magalhães, esteve acompanhando com o profissional do Braille, Leonardo Leão, e sentiu o interesse dos lojistas nessa pauta e isso é muito importante”, declarou o secretário.

“Recebemos no Procon a equipe da Cultura e da sala de Braile e logo nos colocamos à disposição nas ações. Vamos orientar todos os estabelecimentos para a prática correta”, disse o diretor executivo do Procon Arapiraca, João Pedro.

No decorrer do mês, a operação percorrerá mais estabelecimentos da cidade.