Após matéria do Portal 7Segundos, Procon Arapiraca cobra acessibilidade em estabelecimentos comerciais
Dentre as ações realizadas está a cobrança de cardápios em braile para facilitar o atendimento a cegos
Inclusão e acessibilidade são constantemente pautas do Portal 7Segundos. Em meados de dezembro, contamos por aqui sobre a dificuldade que deficientes visuais tem em bares e restaurantes, devido à falta de cardápios adaptados em braille. Após a repercussão do material, o Procon Arapiraca realizou uma mega operação na Capital do Agreste alagoano para cobrar acessibilidade aos estabelecimentos comerciais.
De acordo com a assessoria de comunicação do Procon Arapiraca, durante todo o mês de janeiro, bancos, bares, lojas e restaurantes passarão por ações educativas, que estão sendo realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude.
Durante a ação, os órgãos municipais estão fiscalizando e orientando os estabelecimentos com objetivo de garantir respeito à legislação de consumo que protege os direitos da pessoa com deficiência.
Agentes do Procon e o setor de braille da Cultura começaram fiscalizando estabelecimentos no Shopping de Arapiraca. Eles foram orientados para respeitar o atendimento prioritário e a instalarem equipamentos e caixas acessíveis.
As equipes mostraram aos fornecedores as exigências legais e a importância do cumprimento da lei, que prevê atendimento prioritário à pessoa com deficiência no Arapiraca, reserva de mesa e cardápio em braile em bares e restaurantes.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Wellignton Magalhães, a garantia da acessibilidade nos comércios de é duplamente vantajosa.
“Construir estabelecimentos comerciais acessíveis é incluir pessoas com deficiência na sociedade. O superintendente de Cultura, José Wilson Magalhães, esteve acompanhando com o profissional do Braille, Leonardo Leão, e sentiu o interesse dos lojistas nessa pauta e isso é muito importante”, declarou o secretário.
“Recebemos no Procon a equipe da Cultura e da sala de Braile e logo nos colocamos à disposição nas ações. Vamos orientar todos os estabelecimentos para a prática correta”, disse o diretor executivo do Procon Arapiraca, João Pedro.
No decorrer do mês, a operação percorrerá mais estabelecimentos da cidade.
Últimas notícias
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por morte e abusos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Corações da Paz nas Escolas leva diversos serviços gratuitos ao Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
