Geral

Tombamento de ônibus que provocou morte de estudantes não aconteceu em Lagoa da Canoa

Vídeos da tragédia ocorrida no último dia 11 no interior de Pernambuco são compartilhados em grupos de Alagoas

Por 7Segundos 18/03/2022 13h01
Tombamento de ônibus que provocou morte de estudantes não aconteceu em Lagoa da Canoa
Fake News - Foto: Ilustração

Imagens chocantes de um acidente envolvendo um ônibus escolar em uma comunidade rural estão sendo compartilhados nas redes sociais junto com áudio informando que a situação teria ocorrido "há pouco", no município de Lagoa da Canoa, e que teria provocado a morte de adultos e crianças. Em outras mensagens, afirma-se que o acidente teria ocorrido na Lagoa do Rancho. As informações, no entanto, são falsas.

As imagens são reais, mas se referem a um acidente que aconteceu na localidade conhecida como Vila do Vitorino, em Riacho das Almas, interior de Pernambuco. O acidente aconteceu no dia 11 de março e provocou a morte de três crianças. Conforme o G1 Caruaru, uma das vítimas, de 13 anos, chegou a ser socorrida com vida para um hospital, mas não resistiu.

A informação, compartilhada junto com vídeos que mostram as vítimas mortas junto ao ônibus escolar, além de fake também configura crime de vilipêndio de cadáver. Divulgar ou compartilhar fotos ou vídeos de cadáveres, de forma que torna possível a identificação da vítima é considerado crime de desrespeito aos mortos.

Conforme o artigo 212 do Código Penal Brasileiro, o vilipêndio de cadáver tem pena prevista de um a três anos de detenção, além de pagamento de multa.