Usina de Xingó reduzirá vazão do rio São Francisco para 1.500 m³/s nos finais de semana
a medida ocorrerá em virtude do processo de otimização energética para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN)
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) emitiu um comunicado na segunda-feira (28), informando às comunidades ribeirinhas que a defluência média diária da Usina Hidrelétrica de Xingó será reduzida para 1.500 m³/s nos finais de semana e feriados.
De acordo com o órgão, a medida ocorrerá em virtude do processo de otimização energética para atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Nos dias úteis, a defluência média diária deverá ser mantida em torno de 2.000 m³/s.
A programação de defluência média diária da UHE Sobradinho permanecerá no valor de 3.000 m³/s até nova avaliação, conforme informado anteriormente, através de Circular.
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), José Maciel Nunes de Oliveira, Francisco, a situação hidrológica está sendo permanentemente avaliada, podendo haver alterações nestes valores em função da evolução das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco e conforme o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) apresente as necessidades de geração de energia.
“É fundamental a não ocupação de áreas ribeirinhas situadas na calha principal do rio, haja vista o período úmido em curso e a possibilidade de elevação das vazões, a depender da evolução do quadro de chuvas na Bacia”, complementou.
Últimas notícias
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Cantor colombiano Yeison Jiménez morre em acidente aéreo
Turista é mordida por tubarão durante mergulho em Fernando de Noronha
Velório de Manoel Carlos será restrito a amigos e familiares
Mega-Sena acumula, e prêmio sobe para R$ 20 milhões; veja dezenas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
