Sertão

Defensoria Pública e municípios do Sertão discutem ações visando a proteção das mulheres vítimas de violência em AL

Durante a reunião, o grupo discutiu, também, a criação de Grupos Intermunicipais de Reflexão sobre a Violência Contra a Mulher

Por 7Segundos com Assessoria 28/07/2022 16h04 - Atualizado em 28/07/2022 16h04
Defensoria Pública e municípios do Sertão discutem ações visando a proteção das mulheres vítimas de violência em AL
Encontro discutiu ações visando dar mais proteção às mulheres vítimas de violência - Foto: Assessoria

O Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, foi tema do encontro ocorrido nesta semana, entre o defensor em atuação no sertão alagoano, Lucas Monteiro Valença, e secretários de Assistência Social dos municípios de Belo Monte, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Izidoro e Batalha. Na oportunidade, as instituições discutiram sobre o conjunto de ações alusivas ao referido mês.

Durante a reunião, o grupo discutiu, também, a criação de Grupos Intermunicipais de Reflexão sobre a Violência Contra a Mulher, que contará com psicólogos e assistentes sociais, a serem cedidos pelos municípios.

O grupo deverá atuar tanto junto às mulheres vítimas de agressão, oferecendo informação social e jurídica, acolhimento e proteção, quanto aos homens acusados de violência doméstica, a fim de promoverem a reflexão e conscientização sobre os atos cometidos.

"Vamos realizar uma experiência pioneira e inédita no estado, em que diversos municípios se unem para criação de um projeto que tem como foco a proteção das mulheres vítimas de violência doméstica. Também é uma solução prática para solucionar possíveis entraves, como carência de funcionários ou orçamentária, uma vez que as responsabilidades poderão ser divididas entre todos os municípios", destaca o defensor.

O defensor reforça que o grupo será de grande ajuda para os cidadãos. “A violência doméstica é uma questão que precisa ser firmemente combatida com todas as ferramentas possíveis. Nos locais onde já se instalaram grupos de reflexão se conseguiu a redução da reincidência em mais de 90% dos casos", disse o defensor público.

A implementação do projeto contará, ainda, com o apoio de equipes que já atuam no Município de Arapiraca que serão os responsáveis pelo treinamento dos profissionais dos municípios sertanejos.