Saúde

Municípios de Pariconha e Batalha registram casos suspeitos da Varíola dos Macacos

Os municípios que também tem casos suspeitos da doença são: Ouro Branco com um caso e Inhapi com três casos

Por 7Segundos 10/08/2022 10h10
Municípios de Pariconha e Batalha registram casos suspeitos da Varíola dos Macacos
Teste para detecção da doença - Foto: Dado Ruvic/Reuters

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), informou nesta terça-feira (09) que as cidades de Pariconha (1) e Batalha(2), no Sertão de Alagoas, registraram casos suspeitos da Varíola dos Macacos.

A região tem 7 pessoas em monitoramento. Os municípios que também tem casos suspeitos da doença são: Ouro Branco com um caso e Inhapi com três casos.

Segundo a Sesau, as pessoas que estão classificadas nos casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas das cidades de origem.

Segundo as informações, essas pessoas estão em isolamento domiciliar sem evolução negativa do estado de saúde. Após cumprirem o período de isolamento preconizado serão liberados.

Varíola dos Macacos

A varíola dos macacos é uma doença atualmente tratada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça e dores no corpo; dor nas costas; calafrios; cansaço; feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).

A varíola dos macacos é transmitida, de acordo com a OMS por meio de:

- contato próximo com as lesões de pele,

- por secreções respiratórias 

ou- objetos usados por uma pessoa que está infectada.

Prevenção e tratamento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Considerando que os dados iniciais mostraram que o maior número de casos notificados estava concentrados no grupo de homens que fazem sexo com outros homens, o diretor da Organização Mundial de Saúde OMS, aconselhou que este público deve considerar a redução, neste momento, do número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição.

A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.