Municípios de Pariconha e Batalha registram casos suspeitos da Varíola dos Macacos
Os municípios que também tem casos suspeitos da doença são: Ouro Branco com um caso e Inhapi com três casos

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), informou nesta terça-feira (09) que as cidades de Pariconha (1) e Batalha(2), no Sertão de Alagoas, registraram casos suspeitos da Varíola dos Macacos.
A região tem 7 pessoas em monitoramento. Os municípios que também tem casos suspeitos da doença são: Ouro Branco com um caso e Inhapi com três casos.
Segundo a Sesau, as pessoas que estão classificadas nos casos suspeitos permanecem sob monitoramento das Vigilâncias Epidemiológicas das cidades de origem.
Segundo as informações, essas pessoas estão em isolamento domiciliar sem evolução negativa do estado de saúde. Após cumprirem o período de isolamento preconizado serão liberados.
Varíola dos Macacos
A varíola dos macacos é uma doença atualmente tratada como uma emergência de saúde global pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os principais sintomas da doença são: febre; dor de cabeça e dores no corpo; dor nas costas; calafrios; cansaço; feridas na pele (erupções cutâneas) e gânglios inchados (que comumente precedem a erupção característica da doença).
A varíola dos macacos é transmitida, de acordo com a OMS por meio de:
- contato próximo com as lesões de pele,
- por secreções respiratórias
ou- objetos usados por uma pessoa que está infectada.
Prevenção e tratamento
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que o uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Considerando que os dados iniciais mostraram que o maior número de casos notificados estava concentrados no grupo de homens que fazem sexo com outros homens, o diretor da Organização Mundial de Saúde OMS, aconselhou que este público deve considerar a redução, neste momento, do número de parceiros sexuais para diminuir o risco de exposição.
A doença geralmente se resolve sozinha (é autolimitada) e os sintomas costumam durar de 2 a 4 semanas. Não há tratamentos específicos para infecções por vírus da varíola dos macacos, segundo o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos.
Veja também
Últimas notícias

Líder de facção é condenado a mais de 50 anos de prisão por homicídios e tentativa de assassinato em Arapiraca

Alfredo Gaspar é indicado como titular da CPMI que vai investigar fraudes no INSS

Câmara retoma sessões e vereadores vão priorizar aprovação de projetos, PPA e Lei Orçamentária

Brisa do Lago recebe serviços do Viver Melhor na Comunidade nesta sexta-feira (22) em Arapiraca

No Dia do Ciclista, Arapiraca celebra avanços na mobilidade urbana

Polícia Científica participa de projeto sobre profissões para inspirar alunos em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
