Arapiraca tem dois casos suspeitos de varíola dos macacos, confirma Secretaria de Saúde
Paciente está sob avaliação na Unidade de Pronto Atendimento
A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca confirmou, na tarde desta sexta (12), que registrou dois casos suspeitos de varíola dos macacos no município. Com isso, chega a 25 a quantidade de casos da doença investigados em Alagoas.
Os dois casos suspeitos registrados em Arapiraca são de dois jovens do sexo masculino, com idades de 21 e 22 anos, moradores do bairro Canafístula. Eles estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de Arapiraca.
O jovem de 21 anos apresentava lesões pustulares no corpo e também na região genital. O outro paciente, além das lesões pustulares e com crostas, relatou febre de início súbito. Ambos já tiveram amostras das lesões coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). O material coletado deverá ser encaminhado à Fundação Oswaldo Cruz, responsável pelo diagnóstico da doença no Brasil.
O estado teve apenas um caso confirmado, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o de um turista do Espírito Santos, que teria contraído a doença antes de chegar a Alagoas e já retornou ao estado de origem.
Na quinta-feira (11), a Sesau informou que seis casos da doença foram descartados após exame e que havia 23 pacientes sob investigação: dez em Maceió, três em Inhapi, dois em Batalha, e um caso em cada um dos municípiois de Coruripe, Piaçabuçu, Rio Largo, Ouro Branco, Penedo, Branquinha, Murici e Pariconha.