Artes

[Vídeo] Artesã de Arapiraca utiliza o quengo do coco para fazer diversas peças de artesanato

São objetos decorativos, brinquedos, quebra-cabeças e jogos de memória produzidos com o quengo do coco

Por 7Segundos 17/09/2022 08h08
[Vídeo] Artesã de Arapiraca utiliza o quengo do coco para fazer diversas peças de artesanato
Artesã Maria das Dores exibe peça feita com o quengo do coco - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Moradora do Bairro Primavera, em Arapiraca, a artesã Maria das Dores usa a criatividade e a habilidade que tem com as mãos para transformar o quengo do coco, a parte que reveste o fruto, em peças de artesanato as mais diversas, desde jogos infantis, quebra-cabeças, porta joias, brinquedos e peças de decoração.

Quengo do coco é a matéria-prima urilizada pela artesã. Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Tudo começou quando a artesã percebeu que o quengo do coco poderia ter um outro destino que não fosse o cesto do lixo. A partir daí, Maria das Dores passou a aproveitar o produto como matéria-prima de sua atividade. Além das peças feitas com o quengo do coco, Maria das Dores também entende de costura e produz peças em bordado, além de bonecas de pano.

As peças são vendidas na área da casa da artesã, que fica na Rua Paulo VI, Nº236, Bairro Primavera. Além de vender as peças, Maria das Dores utiliza a experiência adquirida nos quase 20 anos produzindo artesanato para promover cursos de formação de novas artesãs. Os interessados ou interessadas podem entrar em contato com a artesã pelo telefone (82) 9 9984-3019. Assista ao vídeo para conhecer mais sobre o trabalho da artesã Maria das Dores: