Expedição Científica do Baixo São Francisco é exemplo para o mundo
Sessenta e seis pesquisadores trabalham em 35 áreas distintas entre a foz do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL
Sessenta e seis pesquisadores trabalhando em 35 áreas distintas entre a foz do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL. O esforço conjunto liderado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) chega a sua quinta edição em 2022 como o maior do Brasil e inspira outros países a copiá-lo.
A importância da Expedição Científica do Baixo São Francisco foi destacada em Penedo, durante a recepção aos expedicionários na noite desta terça-feira, 09.
O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, expôs os trabalhos da expedição durante recente Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste e dos Países de Língua Portuguesa, com receptividade de Portugal e Cabo Verde.
A perspectiva é apresentar a Expedição Científica do Baixo São Francisco em Portugal no próximo simpósio, em 2024.

Prefeito Ronaldo Lopes e professor Emerson Soares, coordenador da expedição. Foto: assessoria
O coordenador-geral dos estudos, Professor Emerson Soares (Ufal), informou sobre as articulações para realização de ações semelhantes no Rio Paraguai, curso que nasce no Pantanal brasileiro e se estende até Paraguai, Argentina e Bolívia.
Dentro do território nacional, a expedição que percorre as margens do Velho Chico entre Alagoas e Sergipe deverá ser replicada na Bacia do Paranapanema (entre São Paulo e Paraná) e também nas demais sub-divisões do Rio da Unidade Nacional, o Alto e o Submédio São Francisco.
Vice-reitora da Ufal e participante ativa da missão científica, Eliane Cavalcanti, frisou que a expedição abre as portas da universidade e de outras instituições para os municípios, contato direto que permite a troca de conhecimentos acadêmicos com a sabedoria popular.
“O que estamos fazendo no Rio São Francisco é exemplo para o mundo”, afirmou Émerson Soares, destacando ainda as parcerias com os municípios para a realização das atividades e o apoio imprescindível aos expedicionários, agradecendo à Prefeitura de Penedo pela receptividade.
Acompanhado por Secretários Municipais, o Prefeito Ronaldo Lopes recebeu os pesquisadores assim que desembarcaram no porto das balsas, no final da tarde desta terça (08). O grupo de capoeira Mandingueiro de Penedo animou a recepção aos estudiosos e participantes da expedição que retomaram os trabalhos de campo nesta quarta-feira (09).
Últimas notícias
Justiça determina que Governo de Alagoas libere acesso de JHC a sistemas estaduais em 24 horas
Sistema de abastecimento de água passa por testes em Passo de Camaragibe
Município de Campo Grande é condenado a adequar despesas com Poder Executivo
Polícia Civil procura suspeitos de matar gata Camila Regina em Maceió
Artista de Penedo faz sucesso nas redes e registra marca na Registartt
SUS detecta quase 10 mil testes positivos para HPV de alto risco
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
