Expedição Científica do Baixo São Francisco é exemplo para o mundo
Sessenta e seis pesquisadores trabalham em 35 áreas distintas entre a foz do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL

Sessenta e seis pesquisadores trabalhando em 35 áreas distintas entre a foz do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL. O esforço conjunto liderado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) chega a sua quinta edição em 2022 como o maior do Brasil e inspira outros países a copiá-lo.
A importância da Expedição Científica do Baixo São Francisco foi destacada em Penedo, durante a recepção aos expedicionários na noite desta terça-feira, 09.
O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, expôs os trabalhos da expedição durante recente Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste e dos Países de Língua Portuguesa, com receptividade de Portugal e Cabo Verde.
A perspectiva é apresentar a Expedição Científica do Baixo São Francisco em Portugal no próximo simpósio, em 2024.

Prefeito Ronaldo Lopes e professor Emerson Soares, coordenador da expedição. Foto: assessoria
O coordenador-geral dos estudos, Professor Emerson Soares (Ufal), informou sobre as articulações para realização de ações semelhantes no Rio Paraguai, curso que nasce no Pantanal brasileiro e se estende até Paraguai, Argentina e Bolívia.
Dentro do território nacional, a expedição que percorre as margens do Velho Chico entre Alagoas e Sergipe deverá ser replicada na Bacia do Paranapanema (entre São Paulo e Paraná) e também nas demais sub-divisões do Rio da Unidade Nacional, o Alto e o Submédio São Francisco.
Vice-reitora da Ufal e participante ativa da missão científica, Eliane Cavalcanti, frisou que a expedição abre as portas da universidade e de outras instituições para os municípios, contato direto que permite a troca de conhecimentos acadêmicos com a sabedoria popular.
“O que estamos fazendo no Rio São Francisco é exemplo para o mundo”, afirmou Émerson Soares, destacando ainda as parcerias com os municípios para a realização das atividades e o apoio imprescindível aos expedicionários, agradecendo à Prefeitura de Penedo pela receptividade.
Acompanhado por Secretários Municipais, o Prefeito Ronaldo Lopes recebeu os pesquisadores assim que desembarcaram no porto das balsas, no final da tarde desta terça (08). O grupo de capoeira Mandingueiro de Penedo animou a recepção aos estudiosos e participantes da expedição que retomaram os trabalhos de campo nesta quarta-feira (09).
Últimas notícias

Julho Amarelo: Unidades de Saúde realizam DIA D para a população e levam informação e prevenção sobre as hepatites virais

Secretaria de Cultura de Penedo convoca artesãos interessados em expor na Feicusal

Prefeitura de Penedo amplia o Programa Saúde Bucal Noturno

Curso de Inglês e Plano de Turismo são destaques em reunião do COMTUR Penedo

Prefeito de Japaratinga anuncia interdição do Mirante Aruanã ponto turístico da cidade

Deputado Delegado Leonam cobra implementação do regime semiaberto em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
