Expedição Científica do Baixo São Francisco é exemplo para o mundo
Sessenta e seis pesquisadores trabalham em 35 áreas distintas entre a foz do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL
Sessenta e seis pesquisadores trabalhando em 35 áreas distintas entre a foz do Rio São Francisco e a Usina Hidrelétrica de Xingó, localizada em Piranhas-AL. O esforço conjunto liderado pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal) chega a sua quinta edição em 2022 como o maior do Brasil e inspira outros países a copiá-lo.
A importância da Expedição Científica do Baixo São Francisco foi destacada em Penedo, durante a recepção aos expedicionários na noite desta terça-feira, 09.
O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF), Maciel Oliveira, expôs os trabalhos da expedição durante recente Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste e dos Países de Língua Portuguesa, com receptividade de Portugal e Cabo Verde.
A perspectiva é apresentar a Expedição Científica do Baixo São Francisco em Portugal no próximo simpósio, em 2024.

Prefeito Ronaldo Lopes e professor Emerson Soares, coordenador da expedição. Foto: assessoria
O coordenador-geral dos estudos, Professor Emerson Soares (Ufal), informou sobre as articulações para realização de ações semelhantes no Rio Paraguai, curso que nasce no Pantanal brasileiro e se estende até Paraguai, Argentina e Bolívia.
Dentro do território nacional, a expedição que percorre as margens do Velho Chico entre Alagoas e Sergipe deverá ser replicada na Bacia do Paranapanema (entre São Paulo e Paraná) e também nas demais sub-divisões do Rio da Unidade Nacional, o Alto e o Submédio São Francisco.
Vice-reitora da Ufal e participante ativa da missão científica, Eliane Cavalcanti, frisou que a expedição abre as portas da universidade e de outras instituições para os municípios, contato direto que permite a troca de conhecimentos acadêmicos com a sabedoria popular.
“O que estamos fazendo no Rio São Francisco é exemplo para o mundo”, afirmou Émerson Soares, destacando ainda as parcerias com os municípios para a realização das atividades e o apoio imprescindível aos expedicionários, agradecendo à Prefeitura de Penedo pela receptividade.
Acompanhado por Secretários Municipais, o Prefeito Ronaldo Lopes recebeu os pesquisadores assim que desembarcaram no porto das balsas, no final da tarde desta terça (08). O grupo de capoeira Mandingueiro de Penedo animou a recepção aos estudiosos e participantes da expedição que retomaram os trabalhos de campo nesta quarta-feira (09).
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
