1º lugar: Aluna do Ifal Arapiraca é destaque na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia
Lívia Caroline Barbosa é monitora de biologia e química
A aluna do terceiro ano do curso Integrado de Eletroeletrônica do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Arapiraca, Lívia Caroline Barbosa Almeida, conquistou o primeiro lugar nacional na Olimpíada Brasileira de Biotecnologia (OBBiotec). A competição tem a intenção de produzir espírito investigativo, criativo e científico nos estudantes da educação básica e sua primeira edição aconteceu entre os dias 05/10 e 05/11.
Monitora de Biologia e Química, Lívia participa de competições científicas e acadêmicas desde o ensino fundamental. “Biologia é uma área que me interessa muito. Já havia participado de outras olimpíadas na área (como a OBB), então sempre que surgia algum evento desse tipo, eu fazia questão de participar. Há alguns meses, a professora divulgou essa olimpíada e eu prontamente fui me inscrever. A minha preparação foi feita simultaneamente aos meus estudos com o Enem, então grande parte dos conteúdos eu já havia visto há algum tempo. Logo, só precisei revisar”, descreveu Lívia.
A OBBiotec é organizada pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em colaboração com outras universidades e instituições de pesquisa, e financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O evento visa melhorar a educação básica nacional, estimulando o aprendizado da biotecnologia", explicou o professor de Química do Campus Arapiraca, Marcos Rocha, que junto com a professora de Biologia Maria José foram os Colaboradores do Ifal Arapiraca na olimpíada.
Para o docente, eventos como esses ajudam a sensibilizar os alunos para a importância da biotecnologia para o mundo atual: "A biotecnologia é o uso de uma tecnologia para fabricar ou modificar produtos ou processos, caracteriza-se pela integração de conhecimentos das áreas de química, biologia e engenharia. Seus resultados são aplicáveis e utilizados por diversos setores, como saúde, agroindústria e meio ambiente, como no desenvolvimento de biocombustíveis, no desenvolvimento e melhoria de alimentos, medicamentos e vacinas, na utilização sustentável da biodiversidade e na recuperação e tratamento de resíduos.”
Sobre a OBBiotec
Além dos estudantes do ensino médio e técnico, participam da OBBiotec estudantes do oitavo e nono ano do Ensino Fundamental II. O evento é destinado a todas as instituições de ensino do país, sejam públicas ou privadas. Nele, os participantes respondem a questões Biotecnologia e desenvolvimento humano; Código genético; Biotecnologia molecular; Bioinformática; Alimentos transgênicos, entre outros.
A olimpíada foi dividida em duas etapas através de provas de forma virtual. Durante a primeira fase, de 05/10 a 08/10, as provas foram feitas em qualquer ambiente que o estudante tivesse acesso a um dispositivo eletrônico como computador, notebook, tablet ou smartphone. Na segunda fase, realizada nos 4 e 5 de novembro, somente participaram alunos aprovados na primeira fase. Essa etapa é realizada em ambiente escolar, sob monitoramento dos representantes/colaboradores escolares.
O Ifal desenvolvendo pesquisadores
Sempre ativa durante os anos em que frequenta o Ifal, Lívia fala da mudança que estudar no Instituto Federal promoveu em sua vida. “O Ifal é a melhor instituição de ensino público de Alagoas e é uma honra estudar aqui. Ter acesso a professores renomados é uma oportunidade única que me fez crescer em inúmeros sentidos. Ademais, ser monitora de biologia e química me propiciou experiências maravilhosas, pois aprender em práticas diversos conteúdos é muito gratificante e enriquecedor”, disse a estudante.
Além dela, outros alunos do Ifal Arapiraca também obtiveram destaque na competição com honra ao mérito:
Lariane Monteiro Silva, Alberth da Silva Lima, Ernany Santos De Oliveira, Beatriz Corrêa de Araújo Mendes,
Medalha Futuro Cientista, Karin Vitória da Costa Oliveira, Flávia Laura da Silva, João Paulo Barbosa Nunes,
Lídia Nathanaelly Garcia de O. Barros.