Modelo quer mudar cor dos olhos com implante, mas técnica não é indicada
No Twitter, Mary compartilhou que existem algumas maneiras de mudar a cor dos olhos cirurgicamente, mas escolheu o implante por ser "mais seguro"
A influenciadora Mary Magdalene, 25, disse que já gastou mais de R$ 500 mil em procedimentos estéticos. Mas o desejo atual dela é mudar a cor dos olhos, passando por um implante de íris (área "colorida" do olho).
No Twitter, Mary compartilhou que existem algumas maneiras de mudar a cor dos olhos cirurgicamente, mas escolheu o implante por ser "mais seguro".
De acordo com os médicos consultados por VivaBem, esse tipo de procedimento não é indicado para fins estéticos, apenas em situações específicas, quando a pessoa, por exemplo, tem a perda total ou parcial da íris.
Como funciona?
O implante de íris pode oferecer três tipos de colorações: verde, azul e castanho.
O material utilizado é de silicone --o que dificulta a rejeição dos pacientes.
Funciona como se fosse uma lente de contato colorida inserida na íris.
Para quem é indicada
Pessoas que nasceram sem a íris (aniridia congênita);
Pessoas que perdem a íris de forma total ou parcial por algum trauma grave nos olhos (aniridia adquirida);
Pacientes com albinismo, em alguns casos, podem se beneficiar porque a íris não possui tanta pigmentação.
Quais as contraindicações?
Não é indicada para fins estéticos;
Há contraindicação para pacientes com glaucoma;
Acompanhamento oftalmológico deve ser feito após o procedimento.
Há outro método, com laser, que é ainda mais perigoso —não há indicação para nenhum caso. Isso porque a técnica pode provocar uma inflamação ocular grave, com resultados imprevisíveis. "Funciona como uma queimadura na íris. A principal complicação é o glaucoma secundário com a perda irreversível da visão", explica André Maia, oftalmologista da Retina Clinic, marca do Grupo Fleury.
Principais complicações
Cegueira; Inflamação (uveíte);
Aumento da pressão dos olhos (glaucoma).
Os dois métodos, para fins estéticos, são extremamente arriscados e, em geral, não recomendados pelas sociedades de oftalmologia pelo mundo. Marcelo Brito, oftalmologista do HUUC (Hospital Unimed Unidade Centro) de Campo Mourão (Paraná).
Qual papel da íris nos olhos?
É o tecido ocular que circunda a pupila e dá a cor dos olhos.
A íris controla a entrada e a saída da luz dos olhos, aumentando ou diminuindo a pupila.
O que acontece com ausência total ou parcial da íris?
Segundo Ione Alexim, oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), é possível ocorrer os seguintes problemas:
Prejudicar a qualidade visual devido à fotofobia (dificuldade de abrir os olhos em locais com muita luz);
Influenciar na qualidade do brilho, nos erros refracionais (como miopia e hipermetropia) e na perda de profundidade no campo visual.
A cirurgia de implante tem sido muito positiva, com bons resultados terapêuticos somente em casos traumáticos, para fins de saúde, restabelecendo a anatomia e estética ocular. Ione Alexim, oftalmologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
Como a cor dos olhos é definida
A cor de nossos olhos é determinada pela quantidade de melanina que nossas íris produzem. Com poucos anos de vida, a cor tende a estabilizar.
Algumas doenças (dispersão pigmentar) e condições genéticas (heterocromia) podem também levar a mudanças de cores ao longo da vida.
Há, inclusive, alguns colírios usados no tratamento de glaucoma que podem fazer com que íris de tons mais claros se tornem mais escuras (pigmentadas).