Cultura

[VÍDEO] Inscrições para 20ª edição da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca supera expectativas

A Acesa, entidade que organiza a cavalgada, recebeu 168 inscrições de cavaleiros e amazonas que irão refazer o trajeto do fundador de Arapiraca, Manoel André

Por 7Segundos 28/01/2023 12h12
[VÍDEO] Inscrições para 20ª edição da Cavalgada da Padroeira de Arapiraca supera expectativas
Presidente da Acesa, Geildo Araújo, em entrevista ao Portal7Segundos - Foto: Ewerton Silva/7Segundos

Está tudo praticamente pronto para mais uma demonstração de tradição e fé por parte do povo arapiraquense. A Cavalgada de Nossa Senhora do Bom Conselho, padroeira do município, será realizada mais uma vez em 2023, chegando a sua 20ª edição.

A Acesa (Associação de Criadores de Cavalo de Sela de Arapiraca), entidade que organiza a cavalgada, recebeu 168 inscrições de cavaleiros e amazonas, superando as expectativas, segundo a organização. Os participantes irão refazer o trajeto do fundador de Arapiraca, Manoel André, que em meados do século XIX, trouxe da cidade de Bom Conselho-PE, a imagem esculpida da santa para Arapiraca a cavalo para presentear a sua esposa, segundo os relatos históricos.

A cavalgada este ano terá uma novidade: os cavaleiros e amazonas irão deixar a cidade de Bom Conselho trazendo a imagem da santa por volta das 08h00 da manhã do dia 31 de janeiro, logo após a celebração da tradicional missa com a presença de todos os participantes. Até a edição anterior da cavalgada, os cavaleiros e amazonas deixavam Bom Conselho ao final da tarde.

O percurso tem cerca de 100 Km e é feito com um aparato estrutural montado para atender tanto aos cavaleiros e amazonas, como também aos animais, com paradas para descanso, refeições e pernoite em povoados nos municípios de Palmeira dos Índios, Igaci e Arapiraca.

A chegada à cidade de Arapiraca está prevista para a tarde do dia 02 de fevereiro, momento em que, por tradição, uma das amazonas entrega a imagem da santa às autoridades religiosas do arcebispado local.

Confira as novidades sobre o trajeto da cavalgada, além das exigências para manter o bem estar dos participantes e dos animais que farão o trajeto na entrevista feita pelo Portal7Segundos com o presidente da Acesa, Geildo Araújo, clicando no vídeo abaixo: