Funcionária do Hospital Regional faz campanha para realizar cirurgia após diagnóstico de câncer
Maria Cícera Santos da Silva, 46 anos tem tumores no ovário, duodeno e peritônio
Maria Cícera Santos da Silva, 46 anos, é técnica de enfermagem e trabalhou no Hospital Regional de Arapiraca durante 16 anos. Atualmente ela está afastada em função do tratamento quimioterápico.
Em entrevista ao portal 7Segundos, Maria Cícera Santos contou que descobriu o câncer de ovário em 2021, mas não conseguiu vaga no Hospital Chama, em ara fazer o tratamento. A técnica de enfermagem teve que esperar um ano até conseguir uma vaga na Santa Casa de Misericórdia de Maceió. O câncer de alastrou, além do ovário há tumores no peritônio e duodeno. Ela vai duas vezes ao mês à capital fazer as quimioterapias.
Maria Cícera disse que precisa fazer a cirurgia para retirada de tumores mas a fila de espera pelo SUS é muito extensa.
" O médico disse que os tumores estão aumentando e quanto mais rápido eu fizer a cirurgia mais chances eu terei de interromper o avanço da doença", informou.
Mas os custos da cirurgia particular estão em torno de R$ 35 mil.
Maria Cícera recebe um salário mínimo do auxílio-doença e ainda gasta com remédio que precisa comprar para auxiliar no tratamento.
" A morfina e a codeína eu consigo pela Sesau mas ainda gasto R$ 780,00 com outros medicamentos", relatou.
Maria Cícera é solteira e mora sozinha no Conjunto Residencial Vale do Perucaba, no bairro Olho D'água dos Cazuzinhas.
"O mais difícil é quando retorno da quimioterapia e fico muito debilitada. Sozinha tudo é mais difícil," relatou.
A técnica de enfermagem está fazendo uma campanha nas redes sociais para arrecadar dinheiro e correr contra o tempo para conseguir fazer a cirurgia e tentar ter uma sobrevida.