Alexandre Ayres apresenta projeto para realização de teste de visão nas escolas públicas e privadas de Alagoas
A proposta trata do incentivo à prevenção da doença e da realização do teste de acuidade visual nas escolas de Alagoas
O deputado estadual Alexandre Ayres (MDB) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas, que autoriza as escolas da primeira infância ao ensino fundamental da rede pública e privada de Alagoas, a aplicar o teste de acuidade visual, anualmente, em todas as crianças matriculadas, como medida de prevenção à ambliopia. A proposta trata do incentivo à prevenção da doença e da realização do teste de acuidade visual nas escolas de Alagoas.
A ambliopia é uma alteração comum da visão que causa a perda da acuidade visual em crianças, ou seja, altera a capacidade de percepção e o quanto a pessoa consegue distinguir as coisas com mais nitidez. O cérebro ignora a imagem recebida de um dos olhos, o que reduz a visão.
Por isso, o projeto prevê que a realização do exame ficará a critério da direção da escola. O teste de acuidade visual poderá ser realizado pelos próprios professores, devidamente capacitados, ou por médico oftalmologista designado especificamente para o ato.
"Caso a escola opte por aplicar o teste pelos professores, estes devem receber o devido treinamento por médico oftalmologista para que tenham conhecimentos básicos sobre a ambliopia. Se a criança usar óculos, estes devem ser mantidos durante a realização do teste de acuidade visual. Caso a criança não atinja o limite da normalidade constante na tabela de optotipos, os pais ou responsáveis deverão ser comunicados sobre o resultado e orientados a buscar atendimento para a criança junto ao médico oftalmologista", destaca a proposta.
Ainda de acordo com o parlamentar, as escolas devem comunicar ao órgão local de saúde os resultados individuais dos testes de acuidade visual para que os dados sejam utilizados na instrução de políticas públicas voltadas à prevenção da ambliopia na infância. "As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário", informa o texto.
O deputado explica ainda que o teste é bem simples e que o médico oftalmologista buscará sintomas clássicos como a reação de um olho à oclusão do outro, distúrbios morfológicos ou alteração pupilar. “Como nem todos os familiares conseguem perceber alterações no comportamento, o que diminui as chances de irem ao oftalmologista, a campanha se mostra essencial para evitar que as crianças desenvolvam problemas mais sérios na visão”, finalizou Alexandre Ayres.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
