Hospital de Emergência do Agreste é referência no uso da tecnologia em exames de diagnóstico
Unidade completa duas décadas este mês e atende usuários de 46 municípios do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco

Inaugurado no dia 18 de julho de 2003, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), situado em Arapiraca, notabilizou-se durante os seus 20 anos de funcionamento pelo investimento em tecnologia de ponta, que auxilia no diagnóstico dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes assistidos diariamente. Vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a unidade é referência pelo seu Serviço de Radiologia, que dispõe de equipamentos de ponta e assegura exames de raios-x e tomografia.
Os investimentos em um parque tecnológico de ponta agilizam o trabalho dos médicos na tomada de decisões, permitindo um diagnóstico ágil e eficiente, conforme destaca a coordenadora do Serviço de Radiologia do HEA, Patrícia Oliveira. Ela explica que a radiologia é considerada o “coração do hospital”, porque sem as imagens dos exames os médicos de plantão não conseguem cumprir a missão de fechar o diagnóstico com precisão e adotar a conduta mais indicada para cada caso.

Para entender a importância destes exames, nos primeiros seis meses deste ano, os profissionais da saúde do HEA acolheram 29.582 pacientes, uma média de 4.930 por mês. No mesmo período, 2.364 usuários foram internados. Ainda segundo a planilha da produção assistencial, como resultado da prestação de assistência foram realizadas 24.362 radiografias e 9.878 tomografias. Ou seja, somente na área de exames de radiologia foram realizados 34.240, número superior ao de atendimentos.
“Muitas vezes, o mesmo paciente faz mais de um exame, porque tem indicação para internamento, e o médico precisa acompanhar a evolução da recuperação de alguma cirurgia. É por isso que consideramos a radiologia como fundamental para as ações de saúde no Hospital de Emergência do Agreste”, afirmou Patrícia Oliveira.
Era digital
A coordenadora ressalta que, no último ano, o hospital conquistou muitos avanços e vem acompanhando a evolução tecnológica. “Antes, os médicos precisavam esperar a impressão das películas do raio-x para, enfim, saber o que estava acontecendo com o paciente e elaborar um diagnóstico. Isso levava tempo. Mas, desde que o equipamento passou a ser digital, não precisamos mais imprimir o material, agilizando o atendimento”, comemorou.
O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) conseguiu desburocratizar ainda mais o trabalho. Álvaro Barbosa, coordenador do setor, explica que a tecnologia está sendo utilizada para acelerar os passos de atendimento. “Implantamos um sistema em que o médico em atendimento não precisa esperar as películas com as imagens, como também não precisa sair da sala de atendimento. Ele recebe praticamente em tempo real as imagens feitas pelo raio-x, através da rede interna do hospital”, ressaltou.

Com a tomografia não foi diferente. Antes, o médico precisava sair do local do atendimento para ir até a sala do tomógrafo analisar o exame e emitir o laudo. “A tecnologia diminui as distâncias. Agora, o médico pode avaliar o exame pelo sistema, sem precisar ir até a tomografia. Desta forma melhoramos o fluxo e a segurança da informação, uma vez que as imagens ficam armazenadas no nosso servidor", explicou Álvaro Barbosa.
Armazenamento das imagens
As imagens dos exames realizados em vítimas de traumas e pacientes assistidos na Unidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC) são armazenadas, com o propósito de acompanhar a evolução do quadro clínico. “Com isso, ganhamos em agilidade e segurança. Todos os profissionais do Hospital de Emergência do Agreste estão de parabéns. Trabalhamos em equipe e essa conquista é importante para todos, principalmente para público, que chega ao hospital precisando de nossa atenção”, afirmou Patrícia Oliveira, que lidera uma equipe com cerca de 50 profissionais no Serviço de Radiologia.
A diretora-geral do HEA, fonoaudióloga Bárbara Albuquerque, cita a importância da sensibilidade da equipe da Sesau em investir nos novos equipamentos, melhorando e tornando mais ágeis as ações dentro da unidade hospitalar.
“A gestão da Sesau tem colaborado com o desenvolvimento de nossa unidade. Quando o investimento é feito e a equipe trabalha com dedicação, o resultado é excelência no acolhimento aos pacientes”, declarou Bárbara Albuquerque.
Últimas notícias

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência

Veículo pega fogo na Avenida Durval de Góes Monteiro em Maceió

Rafael Brito impulsiona preparação de alunos da rede pública com aulões do Enem
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
