Educação

[Vídeo] Pais de alunos acampam em escola de Arapiraca para garantir matrícula dos filhos

Grande movimentação foi registrada na Escola Estadual Quintella Cavalcante, na manhã desta segunda (22)

Por 7Segundos com 7Segundos com assessoria 22/01/2024 17h05 - Atualizado em 22/01/2024 18h06
[Vídeo] Pais de alunos acampam em escola de Arapiraca para garantir matrícula dos filhos
Populares registraram a movimentação em porta de escola - Foto: Reprodução/Redes Sociais

Vídeos que passaram a circular nas redes sociais nesta segunda-feira (22), mostram alguns pais e mães de alunos circulando com colchonetes, bolsas e sacolas nas dependências da área externa da Escola Estadual Quintella Cavalcante, localizada no bairro Baixão em Arapiraca.

Populares informaram, também através das redes sociais, que o medo de perder a vaga na matrícula escolar para o ano de 2024 fez com que muitos pais e mães de alunos passassem a noite do domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22), acampando na porta da escola.

Mãe de aluno carrega colchonete em escola. Foto: reprodução/redes sociais

Já pela manhã, a grande movimentação de pessoas na porta da unidade de ensino provocou um princípio de tumulto e fez com que a Polícia Militar fosse acionada ao local para evitar que a situação de agravasse.

Na tarde desta segunda-feira, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) emitiu uma nota informando que o motivo da presença de uma grande quantidade de pessoas nas escolas da rede estadual de ensino neste início de semana se deu por conta de dois motivos principais.

Um deles é que muitos pais ou responsáveis acabaram perdendo o prazo da pré-matrícula online. O outro é que muitos pais não teriam feito a matrícula na escola onde o aluno foi alocado porque a escola não teria escolhida não teria sido a primeira opção entre as três ofertadas pela rede estadual de ensino.

O prazo para resolver essas demandas vai até esta terça-feira (23), informou a Seduc. Por esse motivo, se deu a grande movimentação das escolas.

Leia a nota da Seduc na íntegra:


A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa que os pais ou responsáveis que perderam o prazo ou cujos filhos não foram alocados em escola da rede estadual, por meio da pré-matrícula online, devem procurar a unidade de ensino de seu interesse nesta segunda e terça-feira (dias 22 e 23 de janeiro) e conferir se a mesma dispõe de vagas remanescentes para a matrícula.

Cabe esclarecer também que muitos pais não fizeram a matrícula na escola em que o aluno foi alocado porque a mesma acabou não sendo a primeira opção entre as três ofertadas pela rede estadual, o que explica a grande concentração de pais de alunos, no dia de hoje, em outras escolas da rede.

A secretaria ressalta que nenhum estudante que tenha feito a pré-matrícula deixará de estudar na rede estadual. No caso de o aluno ser lotado em uma escola que não era a sua opção inicial, este aluno receberá transporte escolar gratuito, garantido pelo Governo de Alagoas, para que possa estudar em outra unidade de ensino. No caso específico da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, a 5ª Gerência Especial de Educação já os orientou sobre a disponibilidade de vagas em outras escolas da rede estadual.

Confira o vídeo da reportagem: