Ufal realiza maior evento de pesquisa e tecnologia na Educação Básica
3ª edição da Sinpete será de 16 a 22 de outubro e já tratados biomas brasileiros
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realiza, entre os dias 16 e 22 de outubro, a Semana Institucional de Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Educação Básica (Sinpete), que acontece nas cidades de Maceió, Arapiraca, Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema sob o tema “Inovação Sustentável: Educação, Tecnologia e Empreendedorismo para a Conservação dos Biomas Brasileiros”. Em sua 3ª edição, o evento é um programa de incentivo à pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico voltado ao fortalecimento da Educação Básica do Estado de Alagoas, e sem fins lucrativos.
O evento tem o objetivo de estimular o protagonismo, criatividade, raciocínio científico e inovação na escola para o desenvolvimento humano, social e sustentável. Para tanto, o programa se estrutura em três eixos operacionais, a saber: ações de sensibilização e formação (antes do evento); ações de divulgação (durante o evento); e ações de mentoria para os projetos (após o evento), exercendo um papel importante na disseminação e popularização da ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Estado de Alagoas.
São sete dias de programação, com o objetivo de reunir um público de 50 mil pessoas, que visitarão os espaços temáticos e participarão de mesas-redondas, palestras, oficinas, minicursos, mostras, exposições, concursos, maratonas, olimpíadas, lançamentos de livros e apresentações artísticas.
Dentre esse rol destaca-se o Concurso de Ideias e Pesquisas Inovadoras, que contempla projetos da escola com mentoria especializada em letramento científico, visando à publicação das ideias/pesquisas em formato de livro impresso.
O Sinpete tem sido realizado, desde 2022, pela Ufal, com o apoio de instituições parceiras. Em sua trajetória de sucesso, o Sinpete cresceu exponencialmente em número de municípios atingidos - saindo de 5 em 2022 para 66 em 2023 (aumento de 1.320%); na participação de escolas - atingindo 12 em 2022 e 230 em 2023 (aumento de 1.917%) e, finalmente, em número de estudantes participantes - evoluindo de mil em 2022 para mais de 10 mil em 2023 (aumento de 1.000%).
Confira em breve as informações sobre submissão de trabalhos e inscrições.